Está a decorrer no blog da Colher de Tacho a quinzena em que o Rei é a Canela .Fiz este bolo a semana passada, mas ainda não tinha tido tempo de publicar a receita e as fotos.
Esta é a minha contribuição, espero que gostem.
Gosto de usar farinha de arroz (não pode ser da glutinosa) nos meus bolos, pode ser impressão minha mas tenho a sensação que ficam mais "macios" e mais "leves". Quem não encontrar pode substituir por farinha normal.

Tinha lá em casa um resto de doce de tomate que andava no frigorífico há muito tempo e que já ninguém comia. Pensei fazer um bolo, mas não encontrei nenhuma receita de bolo de doce de tomate e resolvi pôr-me a inventar, afinal já faço bolos há tanto tempo que alguma coisa havia de sair dali.

Tinha lá em casa um resto de doce de tomate que andava no frigorífico há muito tempo e que já ninguém comia. Pensei fazer um bolo, mas não encontrei nenhuma receita de bolo de doce de tomate e resolvi pôr-me a inventar, afinal já faço bolos há tanto tempo que alguma coisa havia de sair dali.O resultado foi um bolo pequeno porque eu só tinha dois ovos, pouco doce (para a próxima vou aumentar a quantidade de açúcar) mas saboroso. E se quiserem um bolo de tamanho “normal” sugiro que dupliquem (ou até tripliquem) a receita.
BOLO DE DOCE DE TOMATE
180 g de doce de tomate (era o que havia)
2 ovos
2 colheres de sopa de manteiga amolecida
½ cálice (0.5 dl) de vinho do Porto
80 g de açúcar (100 g deve ser o ideal)
100 g de farinha
50 g de farinha de arroz
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó
Bata os ovos com o açúcar.
Acrescente o doce de tomate e misture bem.
Junte a manteiga amolecida e o vinho do Porto.
Acrescente a farinha de arroz e a farinha já misturadas com a canela em pó, o bicarbonato de sódio e o fermento em pó. Misture bem.


Super original! Gostei da idéia e também de sua toalha de mesa :)
ReplyDeleteMas até que ficou com muito bom aspecto.... eu só não gosto é de canela....
ReplyDeletejá tinha visto a tua participação lá no Colher de Pau
ReplyDeleteparece delicioso! Parabéns...
;-)