Sunday, March 11, 2007

Pão de Ervas

Depois dos Pãezinhos de Queijo, andava com curiosidade em experimentar fazer outro pão.
Li tanto sobre este pão de ervas que tinha uma grande expectativa.
Ainda torci o nariz ao ver a quantidade de óleo que levava mas pensei que podia ser só eu que ando sempre a cortar nas gorduras a implicar.
Lá deitei mãos à massa (literalmente) e fiz o pão.
Foi a minha primeira experiência com fermento de padeiro em pó e estava com medo de fazer algo errado, ainda por cima na receita falava em 4 tabletes e eu usei apenas 2 pacotes de fermento em pó...
O resultado final foram 2 pãezinhos com um tom verdinho que me perfumaram a casa mas que não me convenceram, nem ao marido que lhe diz que sabe a concentrado de caldo de galinha (?).


Pão de Ervas da Andréa Espíndola

Ingredientes:
3 ovos inteiros
2 xícaras de água
200 ml de óleo
4 tabletes de fermento biológico (eu usei 2 pacotes de fermento de padeiro em pó da Vahiné)
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal
4 ramos de salsa com talo
4 ramos de cebolinho
Manjericão e orégãos a gosto
1 ramo de alecrim fresco
1 dente de alho
1 cebola pequena
5 xícaras de farinha de trigo (com a chávena que usei dá pouco mais de 500 g)

Confecção:
Bater no liquidificador os ovos inteiros com a água, o óleo, o açúcar, o sal, a salsa com talo, o cebolinho, o manjericão, os orégãos, o alho e a cebola.
Quase no fim acrescentei o fermento de padeiro em pó (usei 2 pacotes porque na embalagem diz que é um pacote por cada 250 g de farinha)
Num recipiente separado colocar as 5 xícaras de farinha de trigo e despejar a mistura batida no liquidificador aos poucos (no velho estilo buraco no meio e rodando a colher de pau aos poucos).
Deixar crescer por 1 hora.
Depois colocar em forma rectangular untada e enfarinhada (no meu caso foi em duas formas).
Leve ao forno (180º C) por cerca de 1 hora, mas vá verificando.


Aqui assando no forno


Depois de retirar do forno mas ainda na forma que depois esqueci de tirar mais fotos.
Fica verde clarinho por dentro, bem bonito!

No comments:

Post a Comment