Friday, March 02, 2007

Bacalhau Gratinado com Bróculos

Encontrei esta receita de bacalhau numa revista da minha (boa)drasta. Já não me lembro qual é a revista, provavelmente a Teleculinária visto que é uma receita do Chefe Silva e deve ser de um programa de televisão pois tem o título “Olá Portugal, Bom Apetite na TVI” e a data, quarta-feira, 20/11/2002.
Fica muito bom e todos gostaram!

Bacalhau gratinado com brócolos

600 g de brócolos
Sal q.b.
1 kg de batatas
Óleo para fritar
600 g de bacalhau demolhado
1 dl de azeite
2 dentes de alho, picados grosseiramente
1 cebola picada grosseiramente
2 embalagens de molho béchamel
1 colher de sopa de pão ou queijo ralado

Corte os brócolos em pedaços, leve-os a cozer em água temperada com sal e depois escorra-os.

Descasque as batatas, corte-as em cubos pequenos, lave-os, escorra-os e leve-os a fritar em óleo quente, quando fritos, escorra-os bem e tempere-os de sal.
Leve a cozer o bacalhau, retire-lhe a pele e as espinhas e desfie-o ou lasque-o.

Num tachinho, leve ao lume o azeite com os dentes de alho e a cebola e deixe refogarem, sem alourarem. Junte o bacalhau desfiado e as batatas fritas, envolvendo tudo com cuidado.
Num recipiente que possa ir ao forno disponha os brocolos cozidos e, sobre estes, espalhe a misura do bacalhau e batatas, mas sem calcar. Cubra com o molho béchamel e polvilhe queijo ou pão ralado ou, se preferir, não polvilhe com nada.

Leve o recipiente ao forno bem quente até alourar e sirva de imediato.


Não usei béchamel de compra, fiz o molho como mencionado aqui e temperei com sal, pimenta e noz-moscada. Usei cerca de 0.5 l de béchamel.
Polvilhei metade do tabuleiro com queijo ralado e metade com pão ralado. São os dois bons, o do queijo tem um sabor mais forte e não foi tão apreciado enquanto o do pão não “ofusca” o sabor do bacalhau.

No comments:

Post a Comment