Thursday, March 15, 2007

Bacalhau Al Pipi

Foi o meu amigo Kuka que divulgou esta receita que eu fiz quase de seguida por ser tão diferente das receitas de bacalhau que eu conhecia.
É muito saborosa e embora pareça simples de fazer eu achei cansativo e ainda não me atrevi a repetir (por preguiça porque gostei muito e porque o marido não apreciou assim muito).
O mestre
Kuka recomenda que se retire as espinhas com uma pinça própria mas como não tinha não retirei.

Bacalhau Al Pipi


Ingredientes:
Postas de bacalhau (não muito fino, previamente demolhado e escamado com cuidado para não danificar a pele)
Alho
Azeite

Confecção:
Coloque azeite suficiente para cobrir o bacalhau numa caçarola (de preferência com duas asas) que tenha espaço para o bacalhau poder “rodar”.
Frite o alho em rodelas e, quando começar a alourar, retire-o e reserve.
Retire também a caçarola do lume para que o azeite amorne.

Coloque o bacalhau, previamente seco com um pano, com a pele para baixo no azeite (a meio eu mudei a pele para cima e parece-me que resultou melhor, é uma questão de experimentar) e leve novamente ao lume em fogo moderado a baixo.
Vá fazendo o bacalhau girar na caçarola (daí que o facto de ter duas asas seja importante que a minha não tinha e eu fiquei cansada a segurar só com uma mão) de modo a que o bacalhau bata o azeite para obter uma maionese.
Tenha atenção para não deixar o azeite ferver NUNCA e quando começar a fazer bolhinhas retire a caçarola do lume, continuando a fazer girar o bacalhau.
Volte a levar ao lume e, se necessário volte a retirar para que arrefeça um pouco e evitar que ferva.

Agite a caçarola durante 25-30 minutos ou até obter uma maionese.
Ou retire o bacalhau e bata ligeiramente com uma vara de arames.
A maionese é obtida através da emulsão do azeite com a gelatina libertada pela pele do bacalhau.
Sirva o bacalhau regado com o molho e os alhos.

No comments:

Post a Comment