Monday, March 26, 2007

Pizza

O meu filho há muito que me andava a pedir para fazermos pizza e no fim de semana resolvi fazer-lhe a vontade.
Devia era ter começado um pouco mais cedo (começámos ao meio-dia) porque como foi um pouco a brincar demorámos mais que o planeado e almoçámos já eram duas da tarde, o que vale é que era domingo...

Nunca tinha feito pizza, mas achei que a massa devia ser tipo pão e lá fui fazendo. Depois verifiquei que é parecida com a da Pizza da Partilhas Gastronómicas .
A minha massa foi demasiada massa e não parece massa de pizza segundo o marido, mas eu achei que ficou boa e o filho (e esse é que importa ;p) adorou!

Pizza

Ingredientes:

Massa:
3 chávenas de chá de farinha
2 colheres de sopa de azeite
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento
¼ de chávena de chá de água
1 ovo

Molho de Tomate:
4 tomates maduros
1 cebola
2 dentes de alho
Sal
1 colher de sopa de polpa de tomate
Azeite
Oregãos

Recheio:
Presunto
Fiambre
Cogumelos
Azeitonas
Queijo Parmesão ralado


Mozzarela fresco em rodelas
Tomate
Oregãos
Azeite

Confecção:

Massa:
Misture a farinha com o sal e o fermento.
Junte o azeite e o ovo e misture muito bem.
Se achar necessário acrescente água suficiente para obter uma massa moldável.


Molho de Tomate:
Refogue a cebola e os alhos picados no azeite.

Junte o tomate picado, sem pele nem grainhas.


Deixe estufar mais um pouco.
Acrescente a polpa de tomate (só para dar mais cor), tempere com sal e orégãos.


Deixe cozer.
Retire do lume e triture (ou não).

Pizza:
Coloque a massa numa superfície enfarinhada e use o rolo da massa para a estender a massa. Forre um tabuleiro (a minha pizza era quadrada)
Cubra a massa com o molho de tomate e polvilhe com queijo ralado.

Depois coloque o recheio que mais lhe agradar.
No meu caso coloquei uma parte com mozzarela fresca em rodelas e tomate também em rodelas, regado com azeite e polvilhado com oregãos (e adorei esta parte e o filho também!).


Noutra parte coloquei cogumelos laminados, presunto, queijo parmesão ralado e azeitonas verdes.


Noutra parte apenas substitui o presunto por fiambre, mas com presunto é muito mais saborosa!

Leve ao forno a cozer uns 20 – 30 minutos.

1 comment:

  1. Fiquei enamorada! Vou fazer no final de semana próximo.

    ReplyDelete