Wednesday, March 07, 2007

Bolo de Doce de Tomate

Está a decorrer no blog da Colher de Tacho a quinzena em que o Rei é a Canela .
Fiz este bolo a semana passada, mas ainda não tinha tido tempo de publicar a receita e as fotos.
Esta é a minha contribuição, espero que gostem.

Gosto de usar farinha de arroz (não pode ser da glutinosa) nos meus bolos, pode ser impressão minha mas tenho a sensação que ficam mais "macios" e mais "leves". Quem não encontrar pode substituir por farinha normal.


Tinha lá em casa um resto de doce de tomate que andava no frigorífico há muito tempo e que já ninguém comia. Pensei fazer um bolo, mas não encontrei nenhuma receita de bolo de doce de tomate e resolvi pôr-me a inventar, afinal já faço bolos há tanto tempo que alguma coisa havia de sair dali.
O resultado foi um bolo pequeno porque eu só tinha dois ovos, pouco doce (para a próxima vou aumentar a quantidade de açúcar) mas saboroso. E se quiserem um bolo de tamanho “normal” sugiro que dupliquem (ou até tripliquem) a receita.

BOLO DE DOCE DE TOMATE

180 g de doce de tomate (era o que havia)
2 ovos
2 colheres de sopa de manteiga amolecida
½ cálice (0.5 dl) de vinho do Porto
80 g de açúcar (100 g deve ser o ideal)
100 g de farinha
50 g de farinha de arroz
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó

Bata os ovos com o açúcar.
Acrescente o doce de tomate e misture bem.
Junte a manteiga amolecida e o vinho do Porto.
Acrescente a farinha de arroz e a farinha já misturadas com a canela em pó, o bicarbonato de sódio e o fermento em pó. Misture bem.
Leve ao forno a 180º C durante cerca de 30 minutos em forma untada e enfarinhada.

3 comments:

  1. Anonymous8:34 PM

    Super original! Gostei da idéia e também de sua toalha de mesa :)

    ReplyDelete
  2. Mas até que ficou com muito bom aspecto.... eu só não gosto é de canela....

    ReplyDelete
  3. já tinha visto a tua participação lá no Colher de Pau

    parece delicioso! Parabéns...

    ;-)

    ReplyDelete