Wednesday, March 14, 2007

Pudim de Banana

Sei que há quem se pergunte porque faço tantas receitas com bananas, mas a minha filha pede sempre banana ao jantar como sobremesa, embora na maior parte das vezes acabe por conseguir convencê-la a comer outra fruta (sempre banana não me parece saudável).
Como o clima de Macau é quente e húmido durante a maior parte do ano as bananas amadurecem muito rápido e eu não gosto de jogar comida fora, pelo que as bananas transformam-se em pudins, bolos, pães, bolachas,...
Ah, antes que me esqueça, eu não gosto de banana, mas se forem assim “disfarçadas” como.
Há ainda quem pense que é enjoativo, mas eu não acho, quem já fez receitas com bananas que diga de sua justiça ;)

A receita do pudim é da Dadivosa e ficou muito bom.

Pudim Assado com Banana

Ingredientes:
2 bananas
3/4 de xícara de farinha
1/2 xícara de açúcar (usei “castanho”)
1 pitada de sal
4 ovos
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de iogurte natural (usei leite de coco)
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de fermento em pó

1 colher de chá de canela em pó
Açúcar de confeiteiro para polvilhar (não usei)

Como Fazer:
Ligue o forno para pré aquecer e unte a forma com margarina.
Numa tigela, deite a farinha, o açúcar e o sal. Adicione os ovos e bata com o batedor de arame ou colher de pau até incorporar bem.
Junte o leite misturado com o leite de coco e misture, apenas.
Adicione a baunilha e o fermento. Está pronta a massa.

Descasque e corte as bananas em rodelas, depois coloque-as na forma untada. Não é necessário atentar-se à decoração, pois a massa é bastante líquida e vai arruinar o desenho. Apenas cuide para distribuí-las uniformemente.
Despeje-a na forma, polvilhe com canela (não polvilhei com canela porque acrescentei à massa) e leve ao forno médio.

Leva uns 20 minutinhos. (No meu forno a 180º C demorou 40 minutos)

Espere arrefecer um pouco, polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva morninho, frio ou gelado.

4 comments:

  1. Anonymous10:31 PM

    Ah, que delícia! Fico contente que tenham gostado da receitinha... beijos

    ReplyDelete
  2. Anonymous11:29 PM

    lol claro que me fico a rir com esta tua introdução...porque será???

    Ficou muito bonito e um dia destes vou experimentar...

    Um beijinho grande

    ReplyDelete
  3. Eu fiz o teu pãp de banana e foi um exito.
    Este talvez seja hoje.
    Depois digo o resultado.

    ReplyDelete
  4. Quero dizer... PÃO de banana.

    ReplyDelete