Monday, February 05, 2007

Pãezinhos de Queijo

Depois de ter visto várias receitas de Pãezinhos de queijo em que todas falavam de Polvilho Doce ou Polvilho Azedo e eu não saber o que isso era perguntei à Tere que teve e amabilidade de fazer um post a explicar com foto e tudo!
Quando estive em Portugal no Natal procurei o famoso Polvilho e no P.D. encontrei o Polvilho Azedo que veio comigo. Desde aí que tenho andado a adiar fazer os pãezinhos mas este fim de semana resolvi experimentar!

Aqui está o famoso Polvilho Azedo (e já descobri o Polvilho Doce em Macau!!!)


A receita para os pãezinhos foi mesmo a que vinha na parte de trás do Pacote:

Pãezinhos de queijo
500 g de Polvilho
2 chávenas de leite
1 chávena de óleo
4 ovos
2 chávenas de queijo ralado
Sal a gosto

Ferver o leite com o óleo e o sal e escaldar o polvilho.
Fiquei na dúvida sobre o que era escaldar o polvilho e despejei o leite depois de fervido com o óleo sobre o polvilho mas ficou uma massa muito grossa tipo areia.
Deixar esfriar.
Sou um pouco apressada e não o fiz, fui misturando tudo à mão mesmo, tipo amassar pão ;)
Acrescentar os outros ingredientes e amassar bem.
Como estava ainda morno misturei primeiro o queijo que foi derretendo e ficou bem misturado na massa. Ao acrescentar os ovos pareceu-me que estava uma massa demasiado mole, mas depois começou a ficar bom e a despegar do fundo da tigela.
Fazer bolinhas e cozer em forno quente.
Passei as mãos por farinha para que a massa não se colasse às mãos, mas como estava ainda quente colou-se na mesma e era dificil fazer as bolinhas. Quando começou a ficar frio era muito fácil fazer as bolinhas.
Coloquei num tabuleiro forrado com papel de alumínio e polvilhado com farinha e cozeu uns 40 minutos.
Para a próxima vou fazer as bolinhas mais pequenas porque não ficou muito bem cozido por dentro e cresceram tanto que se colaram umas às outras.


O resultado final foi muito bom e o marido até gostou!
Para a próxima vou experimentar acrescentar uns pedaços de chouriço pois acho que a combinação deve ser saborosa!

Adenda: Em resposta ao comentário do Cravo da Índia aconselho a fazer pãezinhos pequenos para que fiquem bem cozidos por dentro porque os que eu fiz maiores estavam mal cozidos. Não sobraram na mesma, cortei-os ao meio e torrei-os antes de comer e devo dizer que aconselho a torrar o pão antes de comerem porque quentinho é muito mais saboroso!

Devem deixar também bastante espaço entre os pães que eles crescem e como não deixei muito espaço colaram e houve uma altura em que tinha apenas um pão. Tive de tirar do forno, descolá-los e separá-los em dois tabuleiros!

E em Macau não é fácil encontrar Polvilho. Encontrei da mesma marca no Hyper Gourmet, mas doce e a minha amiga Noite encontrou no Gourmet azedo Sour Starch da marca York

11 comments:

  1. E afinal onde arranjaste o tal do Polvilho?

    ReplyDelete
  2. Parece excelente! Eu pergunto o mesmo: mas onde se compra o polvilho?

    ReplyDelete
  3. Bela foto-reportagem, parabéns! Adorei...

    os pãezinhos ficaram muitoooo apetitosos, hummm...

    ;-)

    ReplyDelete
  4. Que bom aspecto que têm estes pãezinhos....

    ReplyDelete
  5. Estes têm óptimo aspecto!
    Também tive curiosidade e experimentei fazer estes pães. Mas quando os fiz fiquei com algumas dúvidas... como é que estes ficaram por dentro?
    Por cá, o polvilho encontra-se facilmente nos principais hipermercados.

    ReplyDelete
  6. Encontrei no Gourmet, Sandra: Sour Starch, marca Yoki. ;)

    ReplyDelete
  7. Pois, os meus não ficaram bem por dentro. Ainda pensei que tivesse feito alguma coisa mal, mas, realmente, o tamanho não seria o ideal. Vou voltar a tentar:) Obrigado!

    ReplyDelete
  8. Amiga, fiz hoje, metade com queijo e metade com chouriço. Fiz bolinhas pequeninas, mas não ficaram igualmente bem cozidas por dentro. Para a próxima vou experimentar pôr a temperatura do forno mais baixa, para que coza mais lentamente.
    Mas comem-se na mesma! ;)

    ReplyDelete
  9. Olá.. Fiz tudo exatamente como vc fez só que estão muito grudentos.. A massa já esfriou e mesmo assim não descola das mãos.. Já estou sem paciencia.. Acho que algo deu errado..

    ReplyDelete
  10. Nos, para que as bolas não se colem às mãos, esfregamos um pouco de óleo nas mãos. Assim, é muito mais fácil fazer as bolinhas!

    ReplyDelete
  11. Leal ...
    Eu fiz os pãezinhos exactamente como está na receita do pacote postado, amassei em frio e juntei os ovos e depois o queijo.
    Apliquei óleo nas mãos para amassar, bati a massa e de vez em quando deitava um pouco de oleo sobre a bancada para descolar e a massa deixar de ter o tipo de massa de areia. Estão no forno, tomei o conselho de fazer bolas peq para não se colarem.

    ReplyDelete