Monday, February 05, 2007

Pãezinhos de Queijo

Depois de ter visto várias receitas de Pãezinhos de queijo em que todas falavam de Polvilho Doce ou Polvilho Azedo e eu não saber o que isso era perguntei à Tere que teve e amabilidade de fazer um post a explicar com foto e tudo!
Quando estive em Portugal no Natal procurei o famoso Polvilho e no P.D. encontrei o Polvilho Azedo que veio comigo. Desde aí que tenho andado a adiar fazer os pãezinhos mas este fim de semana resolvi experimentar!

Aqui está o famoso Polvilho Azedo (e já descobri o Polvilho Doce em Macau!!!)


A receita para os pãezinhos foi mesmo a que vinha na parte de trás do Pacote:

Pãezinhos de queijo
500 g de Polvilho
2 chávenas de leite
1 chávena de óleo
4 ovos
2 chávenas de queijo ralado
Sal a gosto

Ferver o leite com o óleo e o sal e escaldar o polvilho.
Fiquei na dúvida sobre o que era escaldar o polvilho e despejei o leite depois de fervido com o óleo sobre o polvilho mas ficou uma massa muito grossa tipo areia.
Deixar esfriar.
Sou um pouco apressada e não o fiz, fui misturando tudo à mão mesmo, tipo amassar pão ;)
Acrescentar os outros ingredientes e amassar bem.
Como estava ainda morno misturei primeiro o queijo que foi derretendo e ficou bem misturado na massa. Ao acrescentar os ovos pareceu-me que estava uma massa demasiado mole, mas depois começou a ficar bom e a despegar do fundo da tigela.
Fazer bolinhas e cozer em forno quente.
Passei as mãos por farinha para que a massa não se colasse às mãos, mas como estava ainda quente colou-se na mesma e era dificil fazer as bolinhas. Quando começou a ficar frio era muito fácil fazer as bolinhas.
Coloquei num tabuleiro forrado com papel de alumínio e polvilhado com farinha e cozeu uns 40 minutos.
Para a próxima vou fazer as bolinhas mais pequenas porque não ficou muito bem cozido por dentro e cresceram tanto que se colaram umas às outras.


O resultado final foi muito bom e o marido até gostou!
Para a próxima vou experimentar acrescentar uns pedaços de chouriço pois acho que a combinação deve ser saborosa!

Adenda: Em resposta ao comentário do Cravo da Índia aconselho a fazer pãezinhos pequenos para que fiquem bem cozidos por dentro porque os que eu fiz maiores estavam mal cozidos. Não sobraram na mesma, cortei-os ao meio e torrei-os antes de comer e devo dizer que aconselho a torrar o pão antes de comerem porque quentinho é muito mais saboroso!

Devem deixar também bastante espaço entre os pães que eles crescem e como não deixei muito espaço colaram e houve uma altura em que tinha apenas um pão. Tive de tirar do forno, descolá-los e separá-los em dois tabuleiros!

E em Macau não é fácil encontrar Polvilho. Encontrei da mesma marca no Hyper Gourmet, mas doce e a minha amiga Noite encontrou no Gourmet azedo Sour Starch da marca York

11 comments:

  1. E afinal onde arranjaste o tal do Polvilho?

    ReplyDelete
  2. Parece excelente! Eu pergunto o mesmo: mas onde se compra o polvilho?

    ReplyDelete
  3. Bela foto-reportagem, parabéns! Adorei...

    os pãezinhos ficaram muitoooo apetitosos, hummm...

    ;-)

    ReplyDelete
  4. Que bom aspecto que têm estes pãezinhos....

    ReplyDelete
  5. Estes têm óptimo aspecto!
    Também tive curiosidade e experimentei fazer estes pães. Mas quando os fiz fiquei com algumas dúvidas... como é que estes ficaram por dentro?
    Por cá, o polvilho encontra-se facilmente nos principais hipermercados.

    ReplyDelete
  6. Encontrei no Gourmet, Sandra: Sour Starch, marca Yoki. ;)

    ReplyDelete
  7. Pois, os meus não ficaram bem por dentro. Ainda pensei que tivesse feito alguma coisa mal, mas, realmente, o tamanho não seria o ideal. Vou voltar a tentar:) Obrigado!

    ReplyDelete
  8. Amiga, fiz hoje, metade com queijo e metade com chouriço. Fiz bolinhas pequeninas, mas não ficaram igualmente bem cozidas por dentro. Para a próxima vou experimentar pôr a temperatura do forno mais baixa, para que coza mais lentamente.
    Mas comem-se na mesma! ;)

    ReplyDelete
  9. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  10. Nos, para que as bolas não se colem às mãos, esfregamos um pouco de óleo nas mãos. Assim, é muito mais fácil fazer as bolinhas!

    ReplyDelete
  11. Leal ...
    Eu fiz os pãezinhos exactamente como está na receita do pacote postado, amassei em frio e juntei os ovos e depois o queijo.
    Apliquei óleo nas mãos para amassar, bati a massa e de vez em quando deitava um pouco de oleo sobre a bancada para descolar e a massa deixar de ter o tipo de massa de areia. Estão no forno, tomei o conselho de fazer bolas peq para não se colarem.

    ReplyDelete