Wednesday, April 25, 2007

“Jiu si fu yu (t)ông chói”

Esta receita está prometida à minha querida Noite há tanto tempo que ela já deve ter pensado que me esqueci. Não, não me esqueci; não tenho é tempo para tantas coisas...
Bem, eu não sei o nome em português destes vegetais que têm o talo oco e que se chamam “ông ou tông chói” em chinês e que na Tailândia lhes chamam “Morning glory”, vá-se lá saber porquê.
Descobri no livro “À mesa da Diáspora” que em inglês se chamam water spinach.

“Jiu si fu yu (t)ông chói” pode ser traduzido como Spicy morning glory with preserved beancurd e eu não sei traduzir para português, talvez algo como Vegetais ocos picantes com tao fu em conserva (isto soa esquisito...)

Bem, tanta conversa, os vegetais são os das fotos

“Jiu si fu yu (t)ông chói

Ingredientes
1 ramo de morning glory (ou mais que estes vegetais encolhem muito ao cozer)
2 quadradinhos de “tao fu” (soja) em conserva (preserved beancurd – eu uso o picante que não é muito picante e é mais gostoso)

1 - 2 dentes de alho picados
1 vagem de piri piri (eu não uso)
Sal
Óleo

Preparação:
Lave e limpe os vegetais, sem os cortar.
Pique o alho miudinho e frite num pouquinho de óleo.
Acrescente os vegetais e vá mexendo sempre para cozerem.
Tempere com um pouco de sal.
Acrescente a soja em conserva, mexa bem e deixe ganhar sabor ou até que estejam cozidos, mais ou menos macios depende do gosto de cada um.

No livro que referi acima diz que os vegetais devem ser entalados primeiro em água quente, mas não costumo fazer.

6 comments:

  1. Gostei muito do prato! Esse verdinho forte está de matar. Mas eu não conheço esse vegetal.

    ReplyDelete
  2. Obrigada, querida! Vou experimentar. :)))

    ReplyDelete
  3. esta é mesmo uma completa novidade!!
    nem sei onde se pode encontrar esse verdinho.
    Parece delicioso!

    ReplyDelete
  4. Acho que não conheço esses vegetais, mas pelos vistos, parecem bem bons! :-)

    ReplyDelete
  5. serão da familia dos espinafres?

    ReplyDelete
  6. Sandra, continuo à espera que o meu cara metade venha para experimentar, ele teve que adiar o regresso. Está difícil! :)

    ReplyDelete