Tuesday, February 27, 2007

Bolo de leite com erva doce

Um dia no blog da Boca Doce ela falou sobre um bolo de leite e erva doce e o facto de ter erva doce chamou-me a atenção e tratei de descobrir a receita que ela deixou à Cips num comentário e que eu descaradamente “roubei” e agora fico à espera do comentário da Boca Doce .

Bolo de leite com erva-doce

4 ovos
300 g de açúcar (só usei 250 g)
3 c. sopa de azeite
250 g de farinha de trigo (usei 300 g porque me pareceu que a massa estava muito líquida)
1 c. de sobremesa de fermento em pó
1 c. de sobremesa de canela
Raspa da casca de um limão
3.5 dl de leite (usei 3 dl e acho que para não acrescentar mais farinha deveria usar apenas 2.5 dl)

1 c. de sobremesa de erva doce moída
1 cálice de vinho do Porto

Misturar os ovos com o açúcar e o azeite.
Acrescentar alternadamente o leite e a farinha de trigo, a que misturou o fermento, a de canela e a raspa da casca de limão.
Misturar bem e acrescentar a erva-doce moída e o vinho do Porto.Aquecer o forno a 200ºC (achei muito quente e reduzi para 180ºC).
Untar a forma com manteiga e polvilhar com farinha.
Coze durante 40-50min.

O bolo cresceu e ficou muito saboroso com uma consistência meio húmida.
E eu fiquei a achar que se lhe juntar uns pinhões deve ficar muito bom!

3 comments:

  1. Que bolo lindo. Essa forma é fabulosa!

    ReplyDelete
  2. Lá está o pó royal e a erva doce!
    Estou espantada, porque, para além da forma, os meus não ficam tão bonitos. Usas açucar castanho e eu amarelo! Será?
    Nham Nham!
    Um beijo grande!

    ReplyDelete
  3. Ai amiga eu não me vou perdoar. a ultima receita que tirei foi do tiramissu loool tive uns dias sem aqui vir e olha como isto já está :)

    E é com cada uma que até fáz água na boca. Parece que já tenho trabalho de casa lol.

    Quando der inicio ao meu blog de novo vou meter uma foto do meu livro de receitas só com as tuas receitas.

    Beijokas grandes e não pares porque eu adoro cozinhar falta-me é as ideias.

    ReplyDelete