Friday, February 09, 2007

Galinha no forno com salsichas frescas

Mais uma receita (e as duas primeiras fotos) "roubada" à Ana Fepuda que consta dos seus arquivos de Outubro.
O meu filho adora esta receita e eu também!



Galinha no forno com salsichas frescas

1 Frango
Sal & Pimenta
1 Cebola grande
3-4 dentes de alho
1 limão
Tomilho
Salsa
2 folhas de louro
Azeite

Corta-se o frango aos bocados.
Colocam-se os bocados do frango dentro de um ou dois sacos tipo "Ziploc" e tempera-se com sal, pimenta, a cebola cortada aos quartos, o limão lavado, com casca e cortado aos quartos, os dentes de alho com casca, um fio de azeite, tomilho e salsa picada. Fecha-se o saco e agita-se para que todos os bocados do frango fiquem temperados e mete-se com frigorifico no mínimo 1 hora.


Num recipiente que vá ao forno, despeja-se o saco com todos os ingredientes e acrescentam-se as salsichas frescas e umas folhas de louro. Vai ao forno médio - alto (200 º C) cerca de 45 minutos (depende do forno). Deixe as salsichas à superfície para ficarem mais tostadas e volte-as para tostarem dos dois lados. Volte o frango ao longo do tempo de assadura para que fique tostado.

O frango e as salsichas ficam tostadinhos, o limão com a pele carameliza e dá muito gosto.
Apesar da casca do alho se manter intacta, o alho por dentro fica macio e docinho.

Pode tirar a casca e esmagar o alho no molho antes de levar à mesa.
Pode igualmente esmagar alguns alhos sem pele e acrescentar ao puré de batata.
Ou pode servir com arroz branco
(que foi como eu servi!)

Sugiro que deixem as salsichas à superfície para que fiquem bem tostadinhas pois ficam mais saborosas.
Bom apetite!

5 comments:

  1. Olá! Obrigada pela visita e pelo comentário deixado no meu blog.
    O engraçado é que vim visitar-te, encalhei aqui na receita da galinha e... acho que vou faze-la já hoje! Tenho todos os ingredientes disponíveis aqui em casa.
    Até breve e depois digo como correu

    ReplyDelete
  2. Anonymous7:24 PM

    olá Sandra, diz-me uma coisa, qunado metes o frango a assar não juntas azeite ou oleo?

    Depois de temperado fica com molho suficiente para a assadura?

    Um beijo

    ReplyDelete
  3. Cleia: Espero que fique tão saboroso como o meu!

    Meu mais que tudo: Faço tal e qual como está na receita. Não precisa de mais nada. Mexo o frango durante a assadura para que asse todo por igual, ponho o que está em baixo para cima e vice versa.

    ReplyDelete
  4. Este fim de semana o papá está en casa e vamos fazer esta galinha. Ele compra e arranja a carne e eu faço o resto. Espero que corra bem!

    ReplyDelete
  5. hummmmmmmmmmmm deve ser deliciosoooo.
    vou guardar a receita.obrigadaaa.
    beijos doces

    ReplyDelete