Tuesday, February 17, 2009

Jaquinzinhos fritos

Esta receita é uma recordação de Portugal e dos dias de férias de Verão em que se conseguem encontrar estes peixinhos em vários restaurante snack-bar.
Quando era pequenina, o peixeiro que ia à fazenda onde cresci, numa carrinha com o peixe em caixas na parte de trás de uma carrinha sempre cheia de moscas oferecia sempre uns "peixinhos para o gato" quando a minha avó comprava umas 2 ou 3 sardinhas para nós duas, que o dinheiro era curto e não chegava para mais. O peixeiro sabia, e com o seu bom coração, oferecia o "peixinho de gato" que acabava por ser a refeição principal e as sardinhas (na altura eram baratas) eram quase que para enfeitar o prato, ou ficavam para outra refeição.
Hoje em dia, estes peixinhos, os jaquinzinhos, tanto podem ser um petisco como uma refeição.
Agora que o médico me recomendou que evite os fritos, quando vi estes peixinhos congelados no supermercado não resisti e tive de comprar.
Que saudades de ser criança!

Jaquinzinhos fritos

Ingredientes:
Carapaus pequenos
Sal q.b.
Farinha q.b.
Óleo para fritar

Preparação:
Arranje os peixes. Há quem não o faça, mas eu gosto de arranjar.
Aqueça o óleo, passe o peixe pela farinha, sacuda e frite.
Servi com arroz de tomate e salada de alface e tomate.


11 comments:

  1. Anonymous4:28 PM

    Qué boa presentación e que ricos ten que estar o peixe así preparado. Un saludiño dende Galicia.

    ReplyDelete
  2. Eu não gosto de os arranjar mas gosto deles arranjados. ;)
    (não gosto dos congelados...)

    ReplyDelete
  3. Eu adoro jaquinzinhos, fritos, com arroz de tomate, hum...hum...

    ReplyDelete
  4. Anonymous6:58 PM

    Que bom aspecto! :)
    Tens um desafio lá no meu cantinho!
    Bjcas.

    ReplyDelete
  5. é tão bom... prato tipicamente português

    ReplyDelete
  6. Que rico essa comidinha e esses peixinhos bem fritinhos e sequinhos, que maravilha!


    www.saboresdalica.blogspot.com

    ReplyDelete
  7. Eu adoro, com um belo arroz de tomate :)

    ReplyDelete
  8. Ao ver esta tua foto fiquei cheia de saudades de comer janquizinhos, gosto muito.
    Bjos

    ReplyDelete
  9. É possivelmente um dosmeus pratos favoritos.Simplesmente delicioso.

    ReplyDelete
  10. Tão tipico do nosso Portugal.
    Muito bom aspecto x

    ReplyDelete
  11. Ai adoro :)... Daqueles pequeninos então k vão inteiros pra boca...ui
    bjinhus

    ReplyDelete