Thursday, January 17, 2008

Filhoses de forma

Preparem-se para rir pois hoje é um post cómico (e longo!): a aventura das filhoses de forma.

Depois de receber estas lindas formas para as filhoses de forma enviadas pela querida Turbolenta tinha de experimentar fazer as referidas filhoses.
E tinha de ser o mais rápido possível, pelo que na véspera de reis antes de jantar preparei a massa para fritar depois de deitar os filhotes.
Mas a filha fez uma grande birra e quando adormeceu apetecia-me atirar as filhoses no lixo e achei que devia estar com paciência para as fritar pelo que a parte de deixar a massa no frigorifico uma hora passou a deixar durante a noite.
No dia seguinte, domingo de reis, levantei-me cedo, que o filho TEM de se levantar às 8:00 para ver uns desenhos animados da Dora e do Diego e eu fui para a cozinha.

Tirei a massa das filhoses do frigorifico e deixei descansar enquanto o óleo aquecia no meu fogão chinês de duas temperaturas: demasiado quente e não suficientemente quente e isto já é uma aventura para fazer fritos e a querida Turbolenta tinha tantas recomendações sobre a temperatura do óleo que achei que as coisas iam correr mal.

Aquecer as formas, então enfia-se no óleo, retira-se e põe na massa e põe na frigideira.
Humm... não sai nada para a frigideira....retira a forma, limpa com cuidado (está quente!) com um papel. Volta a enfiar no óleo, de seguida na massa e novamente no óleo que estava demasiado quente e obtive uma coisa meio queimada (podem-se rir que eu não me importo!)

Bem, mesmo assim pareceu-me que havia esperança...
Deixar o óleo menos quente, voltar a repetir o processo e as filhoses de forma iam surgindo.
Não tive grande dificuldade em descolá-las da forma, aliás estava tão preocupada que não se descolassem que tive dificuldades foi em que se descolavam depressa demais e nem saiam da tigela da massa.
Percebi então que a forma estava demasiado quente e cozia a massa.
A forma tem de estar quente para a massa agarrar, mas não demasiado para não cozer a massa... qual o quente suficiente é uma questão de ir tentando. Se começar a cozer a massa está demasiado quente eh eh eh

O resumo da aventura: as filhoses são óptimas!
Filhoses “em condições”: 23
Queimadas: 1
Massa cozida sem chegar à frigideira: 5
Partidas ao sair da forma: 2
Lixo: 1

Aqui fica a receita da Turbolenta (que eu segui à risca!) e umas considerações para quem se decidir aventurar.
Eu volto à carga no Natal!

FILHÓS DE FORMA

Ingredientes:
130 gr farinha SEM FERMENTO
1 pitada de sal
1 pitada de canela em pó
3 ovos grandes
1,25 dl leite
Aguardente ou Vinho do Porto (menos de meio cálice pequeno) – usei aguardente
1 casca de laranja (sem a parte branca) – usei uma tira com 2 cm x 5 cm
Açúcar e canela para polvilhar depois de fritas

Como fazer:
Numa taça juntar a farinha com o sal e a canela.
Noutra taça bate os ovos inteiros com o leite frio.
Depois de batidos junta este líquido (sempre em fio), à farinha e mistura bem.
Por fim junta o vinho e a casca da laranja. Mexe.
Guarda no frigorífico 1 hora. (A minha ficou durante a noite...)
Passado este tempo tira a casca da laranja.
Fritar em óleo bem quente, tendo o cuidado de molhar as formas no óleo alguns segundos para elas irem bem quentes (sem ser em demasia senão coze a massa), mergulhando-as na massa (NUNCA PODE DEIXAR PASSAR A MASSA POR CIMA DAS FORMAS- senão a massa não se despega).
Ao mergulhar a forma no óleo, oscila-a para cima e para baixo, para a massa se despegar.
Por fim escorre os fritos e passa-os por uma mistura de açúcar e canela ( Enquanto mornos).
NOTAS: Se a massa não descolar da forma, limpe-a com cuidado usando uma faca para descolar a massa. NÃO LAVE A FORMA. Se tiver de limpar a forma apague o lume para que o óleo não fique demasiado quente.

A mãe da Turbolenta tem uma técnica que eu adoptei: Depois de usar as formas, se houver alguma massa raspa com uma faca e limpa-as com um pano limpo. Esfrega-as com óleo, embrulha-as num pano e guarda num saco de plástico.
Isto ajuda a que na próxima confecção elas se soltem mais facilmente.

Adenda: A leitora Isabel, do Porto deixou um comentário muito simpático a estas filhoses que para ela são rosas, o doce de família, desde meados do século dezanove.
Ensinou mais uns truques que eu agradeço e passo a divulgar para quem se aventurar (são muito úteis para ficar apenas nos comentários e já aprendi mais um pouco para melhorar a minha próxima aventura com estas filhoses):
Entre a taça com a massa e a frigideira colocar bastante papel de cozinha para, rapidamente pousar a forma e escorrer o excesso de óleo que poderá engordurar demasiado a massa impedindo-a de se agarrar bem à forma. (Acho que agora percebo porque perdi as últimas filhoses...)
A mãe desta leitora fazia uma calda rala com açúcar e raspa de laranja para regar as "rosas" logo antes de irem para a mesa. Uma sugestão para ficar diferente do simples açúcar e canela.
Obrigada Isabel, pode ser que assim estas tradições não se percam ;)

16 comments:

  1. Menina, que aventura!!!
    Bem, pelo saldo, tudo saiu muito bem eu acho!!!
    Já aconteceu de eu perder o bolo quase todo, porque a forma escolhida era pequena demais, e já viu o que aconteceu na forma, no forno, no assoalho do forno, fumaça, tristeza,.....
    Enfim, vivendo e aprendendo, né não!

    Parabéns pela aventura e sucesso!

    Beijinhos,

    ReplyDelete
  2. olha, nem te queixes... eu tenho a certeza que se me fosse meter numa aventura dessas o meu saldo seria "ir tudo para o lixo"... se isso foi o resultado da primeira vez então estás de parabéns.
    as filhoses ficaram lindas.

    ReplyDelete
  3. Para uma primeira vez está muito bom.

    Beijocas

    ReplyDelete
  4. puxa isso é uma grande novidade para mim!!! nunca tinha ouvido falar nisto!!!parace delicioso!!!
    vivendo e aprendendo :)
    bjs dani

    ReplyDelete
  5. Queria dar-te os parabéns pelos últimos posts. Uma verdadeira lição sobre gastronomia portuguesa. Tenho gostado imenso!

    bjs

    ReplyDelete
  6. Menina estão uma maravilha eu nunca fiz mas o meu marido dantes fazia e ficavam muito boas Alto Alentejo e basta agora já não tem idade como ele diz para se meter nisso, mas as tuas ficaram lindas.um beijo Natércia:))

    ReplyDelete
  7. Eita que aventura!Mas no final valeu a pena, parecem deliciosas!Beijos!!!

    ReplyDelete
  8. Anonymous6:54 AM

    Eu não ri, apenas sorri, pois é assim mesmo. Há sempre umas que vão para o lixo, outras que queimam, e outras, para nosso desespero, que caiem na massa.
    Estas filhoses, que nós chamamos "rosas", são o "doce de família", da minha família. Aqui na região do Porto/Vila Nova de Gaia, não se usa muito filhoses. Penso que são mais das Beiras e Alentejo.
    Foi a minha avó materna, originária de Arouca, que introduziu este doce na família, isto em meados do século dezanove. Receita antiga!!!!!!!!
    Minha mãe fazia muitas vezes estas rosas, em formas iguais às suas, que eu ainda conservo. Tb as primeiras saíam sempre mal até se acertar com a temperatura ideal.
    Não se podem fazer em dias de pouca paciência ou pouco tempo.
    Nem engordorar a massa já pronta, com as formas.
    Um truque: entre a taça com a massa e a frigideira colocar bastante papel de cozinha para, rapidamente pousar a forma e escorrer o excesso de óleo que poderá engordorar demasiado a massa impedindo-a de se agarrar bem à forma.
    Parabéns, para uma primeira vez foi mais que perfeito.
    Já ía esquecendo, minha mãe fazia uma calda rala com açúcar e raspa de laranja para regar as "rosas" logo antes de irem para a mesa,

    Felicidades para si e sua família

    Isabel

    ReplyDelete
  9. Ficaram muito bem para a 1ª vez parabens.

    ReplyDelete
  10. Anonymous10:12 PM

    nADA MAU!
    para a próxima saem todas na perfeição!
    turbolenta

    ReplyDelete
  11. Adorei, alem de lindas devem ter ficado divinas....Agora explica, porque as proximas só no proximo Natal. Se o Natal é quando o homem quer podemos fazer as filhoses na mesma altura?!!!!!
    Querida Bom fim de semana.
    beijinhos....
    Márcia

    ReplyDelete
  12. Oi!!Adorei o blog!
    Vou testar sua receita com as formas que ganhei de minha amiga secreta!
    Beijos
    Otavia

    ReplyDelete
  13. adorei a receita, vou experimentar este natal. pode-me dizer onde se compram essas formas. obrigada e bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá!
      É dificil fazer no início mas depois, com jeito, faz-se.
      Lamento não saber informar onde se compram as formas pois foram-me enviadas de Portugal.
      Boas festas!

      Delete
  14. gostaria de comprar as forma

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Marinalva.
      As formas foram enviadas por uma amiga de Portugal e não sei onde as comprou.

      Delete