Tuesday, January 15, 2008

Broas de Mel

A minha mãe compra a Revista Maria desde que me lembro e guarda-me as receitas.
Por altura do Natal andava à procura dumas coisas e encontrei algumas receitas antigas, com mais de 20 anos e tenho andado a experimentar algumas delas.

A receita abaixo desiludiu-me em termos de consistência, mas surpreendeu-me agradavelmente em termos de sabor.
Quando li a receita pensei que fossem as tradicionais broas de mel que se comem por altura do Natal, mas ficaram muito secas, tipo um biscoito, mas muito, muito saborosas e todos os que provaram, chineses e portugueses, gostaram muito. E os chineses costumam queixar-se dos nossos doces serem demasiado doces.
A receita abaixo é metade da receita original e rendeu 58 broas de vários tamanhos.
A parte de adicionar farinha até tender é muito enganadora e não muito boa para quem tem pouca experiência. Inicialmente fui adicionando de 100 em 100 gramas, depois de 20 em 20, mas só ao fim das 860 g é que conseguia tender as broas, talvez por isso tenham ficado muito secas.
Acho que voltarei a experimentar juntando menos farinha e pondo colheradas no tabuleiro.

Broas de Mel
Ingredientes:
250 ml de mel
250 ml de azeite
125 g de açúcar
3 ovos
Erva doce (1 colher de chá)
Canela (1 colher de chá)
Farinha q.b. (usei 860 g)
Gema para pincelar (2)

Preparação:
Bater os ovos com o açúcar.
Juntar a erva doce, a canela, o azeite, o mel e finalmente a farinha.
Amasse muito bem e vá juntando mais farinha
até tender.
Molde broinhas, pincele com a gema batida e ponha-as a cozer em tabuleiro untado com margarina e polvilhado com farinha. Usei papel vegetal para culinária e não untei nada :)
C
oza em forno moderado.
Cozi a 160ºC cerca de 15-20 minutos.
Rendimento: 58 broas de vários tamanhos, com a média de 8 cm x 4 cm

11 comments:

  1. Eu adoro broas de mel seja no Natal ou em qualquer ocasião.

    Beijocas

    ReplyDelete
  2. dona marizé, chegue-se para lá que eu também quero uma broa... estão com um aspecto delicioso

    ReplyDelete
  3. Sandra, essas broas de mel estão divinas! Sinto o perfume delas aqui no Brasil... Bjs

    ReplyDelete
  4. Estas broas de mel estão mesmo lindas! Que aspecto delicioso...
    Beijokas

    ReplyDelete
  5. Nossa o sabor dessas broas parecem mesmo ser únicos!
    Beijos

    ReplyDelete
  6. Nunca comi, mas pelos ingredientes e aparência, adoraria experimentar!!!

    Beijinhos,

    ReplyDelete
  7. k maravilha amiga ficaram muito bonitas....bjokas

    ReplyDelete
  8. Pelos visto estou muito atrasado essas comilonas que chegam antes de mim querem tudo para elas eu só posso dizer adorei.um beijo Natércia...

    ReplyDelete
  9. ola!!!
    agradeço a visita!!! adorei seu cantinho!!!! e ja vi que tenho muita coisa a aprender contigo :)
    essa salada pode ser feita com cenouras também... como com frequencia.. é uma boa opção :)
    bjs dani

    ReplyDelete
  10. Anonymous12:54 AM

    Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my site, it is about the CresceNet, I hope you enjoy. The address is http://www.provedorcrescenet.com . A hug.

    ReplyDelete
  11. Anonymous9:19 AM

    Lembrei do meu tempo de infância que comia bora de mel quentinha na padaria de seu Vavá. Boas recordações. beijinhos e obrigado pela receita.
    http://onjango.com/beleza/sobrancelha-de-rena-1635.html/

    ReplyDelete