Monday, January 07, 2008

Chouriço de Carne

Há ingredientes que não são muitos vulgares em algumas cozinhas (ou que têm nomes diferentes) e por esse motivo resolvi que de vez em quando vou publicando aqui nesta minha cozinha alguns ingredientes bastante utilizados aqui em casa.
Hoje é a vez do Chouriço de Carne, cuja descrição retirei do site da Vaqueiro.

Os chouriços são, talvez, os enchidos mais populares.
Preparam-se de Norte a Sul e é difícil encontrar um português que nunca os tenha provado.
Mas não se pense que todos o tratam de igual modo.
A começar pelo nome, que muda de terra para terra, o que para alguns ganha o nome de chouriça, outros insistem em tratar por linguiça.
Variam ainda na escolha das carnes e temperos, na duração da cura e no grau de exposição ao fumo e ao calor.
Factores determinantes paras os sabores e aromas finais.
Pode mesmo afirmar-se que as combinações são infinitas.
Com o acompanhamento de um bom pão e vinho, os chouriços são deliciosos crus ou assados. Indispensáveis no Cozido, Feijoadas, Favadas, Chispalhadas….

5 comments:

  1. Aqui em casa, costumamos comer - nem sempre, mas quando compro, são as linguiças mesmo, que variam quanto às carnes utilizadas, aos temperos....cruas, cozidas, ou curadas.

    Beijinhos,

    ReplyDelete
  2. Muito uteis estas informações.

    Beijocas

    ReplyDelete
  3. Sandra, acho que agora entendi a diferença, aqui o chouriço é sua morcela! Este chouriço seu da foto parece-me a linguiça calabresa, que usamos na feijoada e é de carne. :-) O português e suas variações.

    ReplyDelete
  4. Já está pronta a lista que fazemos todo ano para que seja eleito os melhores blogs gastronomicos. Confira e vote no seu preferido! Em 2007 o grande vencedor foi o blog COMIDINHAS. Este ano pode ser o seu. O resultado sai em Dezembro de 2008. Boa sorte!!!

    ReplyDelete
  5. ah existem tantos embutidos...um mais interessante q o outro...só nao tenho coragem de provar a morcela....mas qm sabe um dia me arrisco! bjos e um otimo 2008!

    ReplyDelete