Thursday, December 18, 2008

NATAL

O Natal aproxima-se a passos largos, assim como o fim de ano.
As obras na minha cozinha estão 95% terminadas, falta só uma ou outra coisa e arrumar tudo completamente, mas isso aos poucos.
O trabalho tem vindo a aumentar e amanhã parto de férias para paragens mais quentes que o fresco Macau: Tailândia, mais precisamente Pattaya. Espero que não encerrem novamente o aeroporto…
Como a cozinha está a funcionar a meio gás, deixo aqui o link para várias receitas de Natal que poderão ajudar quem anda à procura de algo para fazer neste Natal.
Aproveito também para desejar a todos um Bom Natal e um Feliz Ano Novo!

Doces
Bolo Rainha

Aqui em casa ninguém gosta das frutas cristalizadas, mas eu insisto em ter sempre bolo rei no Natal, o que sempre irritou o marido que não percebia porque eu comprava bolo rei se não comia as frutas. O ano passado decidi fazer um bolo rainha que ficou muito bom e que vai passar a ser a tradição do nosso Natal, ano novo e reis ;)

Bolo dos Reis da Cris


Este bolo não é o nosso bolo rei tradicional como poderiam pensar devido ao nome, mas fica muito bom e se o decorarem como a Cris fez fica muito bonito.

Broas de Natal
Estas broas ficaram muito boas, parecidas com as broas desta época natalícia e a partir de agora vão fazer parte da nossa tradição de Natal.

Broas de Mel

Estas broas desiludiram-me um pouco pois pensei que ficassem macias e húmidas por dentro e ficaram um bolinho seco, contudo delicioso. Ainda vou experimentar fazer juntando menos farinha…

Sonhos de Cenoura e Sonhos Doces


Os sonhos doces são a mesma coisa que os sonhos de cenoura e resultaram de um pequeno erro na quantidade dos ingredientes.
Estes sonhos são tradição cá em casa e são repetidos todos os anos. Maravilhosamente simples de preparar e uma delicia a comer.

Sonhos de Banana


Uns sonhos diferentes do habitual, mas igualmente bons.

Brinhois de Abóbora


Estas filhoses são tipicamente alentejanas e desde que as experimentei que as tenho feito e estão a começar a ser tradição cá em casa. Muito fáceis de fazer e deliciosas!

Filhoses da Augusta e Filhoses da Augusta 2
Mais filhoses, estas uma verdadeira tradição de família pois foi a minha mãe que as começou a fazer e eu tinha perdido a receita mas recuperei-a e vai passar a estar na mesa natalícia todos os anos.

Filhoses de forma
As filhoses ficam lindas e são deliciosas. Fiz pela primeira vez para os reis este ano e adorei.

Azevias de Batata Doce e Grão
O Natal passado foi o Natal das estreias e as azevias foram um dos doces incluído e, apesar de dar um pouco de trabalho, vale a pena pois ficaram uma delícia!

Arvores de Natal
É uma receita bonita e fácil de fazer que os miúdos costumam adorar.

Gingerbread House & Biscuits
A casa foi feita por insistência do filho e quando a repetir vou decorá-la melhor. Esta não ficou bonita mas estava boa, tal como os biscoitos feitos com a mesma massa.

Gingerbread Man 1

Estes foram a minha primeira aventura a fazer os “homenzinhos de gengibre” e ficaram deliciosos, com um suave sabor a gengibre.

Gingerbread Men da Cinara
Por outro lado estes “homenzinhos de gengibre” foram a segunda tentativa e de sabor mais forte que os anteriores, mas igualmente saborosos.

Salgadas
Bola de carnes


Em muitas famílias é costume haver uma bôla no Natal. Não é tradição na minha, mas o ano passado decidi experimentar esta receita e quem provou gostou. Foi repetida na Páscoa…

Peru assado da Sandra
Esta foi a única vez em que fiz peru e combinei várias receitas tendo inventado um pouco, tanto para temperar o peru como para o recheio e achei que tinha ficado muito bom. Uma receita a repetir.

12 comments:

  1. Anonymous1:48 AM

    Hummm... Qeu maravilha! Comia um bocadinho de cada! Ah Ah Ah...
    Bjcas.

    ReplyDelete
  2. Tudo excelente.
    Desejo-te um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo cheio de saúde e "algum" para se poder gastar no que se quiser e poder.
    Beijocas

    ReplyDelete
  3. Um óptimo natal e um feliz ano de 2009 :)

    Beijinhos

    ReplyDelete
  4. Oi!
    Amei as tuas dicas!Tudo otemo!
    Tenha um feliz NATAL

    ReplyDelete
  5. Espero que tenha um Natal maravilhoso!...

    Conseguiu tentar-nos com essas deliciosas sugestões natalícias!:)
    Comia uma atrás da outra...!

    ReplyDelete
  6. Gostei de tudo .
    Desejo-te um Feliz Natal com tudo de bom.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  7. Smas, quantas comidas lindas e deliciosas! Aqui em casa também não gostamos muito frutas cristalizadas. O melhor para quem gosta de chocolate é colocar pepitas de chocolate.

    Um beijo e Feliz Natal!!!

    ReplyDelete
  8. Boas dicas para o Natal.
    Bjs.

    ReplyDelete
  9. Anonymous1:14 AM

    É uma receita mais gostosa do que a outra.
    Abraços

    ReplyDelete
  10. Anonymous2:15 AM

    Sim senhora, vais mas com a preocupação de nos deixares com as receitinhas todas a geito, ehehehe

    Votos de um Feliz Natal e Boas Ferias.

    ReplyDelete
  11. Anonymous9:41 AM

    Smas,
    excelentes receitas.
    vim deixar o meu desejo de que passes um feliz natal na companhia dos que mais amas e que o novo ano traga saúde, amor e muuita prosperidade.
    Beijinhos.
    Susana.

    ReplyDelete
  12. deixaste aqui bastante sugestoes para nós. espero que tenhas umas férias boas e que tudo corra bem. boas festas para ti e a tua família ;-)

    ReplyDelete