Thursday, April 19, 2007

Peru assado da Sandra

Nunca tinha preparado peru, mas no Natal vi a minha (boa)drasta a preparar e fiquei com vontade de experimentar.
No dia de anos do marido foi esse o almoço!
A receita não foi retirada de lado nenhum porque fui vendo várias e anotava o que me agradava e no fim “misturei” tudo e fiz o peru. Tem a particularidade de não ter porco porque a mãe do marido não come, embora me pareça se acrescentar um pouco de chouriço picado ao recheio deve ficar muito bom.
Tem de se começar a fazer 2 dias antes do dia em que se vai comer, mas vale a pena!
Este vai ser o meu peru este Natal (se estiver em Macau)!

Peru assado da Sandra

Ingredientes:

1 Peru grande (4 kg)
200 g de bacon


Para marinar o peru:
3 limões
Sal
4 grãos de pimenta
4 cravinhos
2 folhas de louro


Para barrar o peru:
2 (c.de sopa) de banha de porco
2 (c.de sopa) de margarina
4 (c.de sopa) de azeite
2 (c.de sopa) de Vinho do Porto
Sumo de 1 limão
Sal e pimenta q.b.

Recheio
Miúdos do peru picados
250 g de patê de fígado de pato
500 g de carne de vaca picada (só usei 420 g)
2 (c.de sopa) de azeite
2 (c.de sopa) de banha
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 tomates sem pele e grainhas, picados
1 caldo de carne
100 ml de vinho do Porto
2 pãezinhos (100 g)
1 chávena de azeitonas verdes sem caroço, picadas
Salsa picada
1 ovo
Sal, pimenta e noz moscada q.b.

Preparação

Marinada:
Lave muito bem o peru.
Coloque o peru num alguidar, coberto com água.
Acrescente bastante sal, os limões às rodelas, os grãos de pimenta, o cravinho e o louro. Deixe ficar a marinar 24 horas.
Passado este tempo retire e escorra e reserve no frigorifico por mais 24 horas.


Recheio:
Derreta a banha e o azeite e refogue a cebola e os alhos picados.
Acrescente a carne de vaca picada e misture bem para desfazer. Junte também os miúdos do peru picados e deixe cozinhar um pouco.
Adicione o tomate picado, deixe cozer e depois acrescente o patê esmagado, as azeitonas e o caldo de carne. Deixe refogar um pouco em lume brando.
Junte o pão demolhado no vinho do Porto e misturado com o ovo e a salsa picada. Tempere com sal, pimenta e noz moscada e cozinhe mais 5 minutos.

Recheie o peru com este preparado e coza-o com uma linha (ou prenda muito bem com palitos) para o recheio não sair.

Para barrar o peru:
Misture bem a banha de porco, a margarina, o azeite, o Vinho do Porto, o sumo de 1 limão, sal e pimenta. Barre bem o peru, por fora com este preparado.

Cubra o peito do peru com fatias de bacon e leve a assar em forno a 180º C durante umas 4 horas,

regando-o de vez em quando com o próprio molho e picando-o durante a assadura.


E depois, bom apetite!!!

Perna?


Ou peito?

8 comments:

  1. Tenho uma "estória" engraçada.

    Um amigo não comia feijão. Certo dia sua mãe fechou todas as janelas de casa e quando ele vinha para almoçar convenceu-o de que tinha de comer às escuras pois estava com "a cabeça a rebentar de dor". Esse meu amigo comeu a sopa todinha e, satisfeito, disse para a mãe que era "a melhor sopa que ela tinha feito". Era sopinha de feijão.

    A propósito de quê. Do bacon.

    A senhora sua sogra não come porco e a receita indica que "se levar um pouco de chouriço" talvez apalade mais, mas leva bacon!

    Era de quê o bacon?

    ReplyDelete
  2. Até fiquei com água na boca só de ver as fótos...! :-)

    ReplyDelete
  3. Ai...concordo com a Elvira:só de ver as fotos até fiquei com água na boca.
    Dava um geitão ter esse peru na mesa agora para o jantar.
    Bjs

    ReplyDelete
  4. Caiano Silvestre
    A minha sogra não come porco e o bacon, que obviamente é de porco, ela não comeu enquanto que se fosse o chouriço misturado no recheio não conseguia tirar.
    Mas gostei da "estória" e eu própria tenho algumas parecidas.

    ReplyDelete
  5. Simplesmente amei seu blog e suas receitas, estou me mudando para USA para viver com o maridinho, estou preocupada com as minhas receitinhas brasileiras, mesmo ele dizendo que posso encontrar tudo lá o que temos no Brasil, eu duvido, rs.
    Achei seu blogo muito legal porque tive varias ideias de substituição dos ingredientes, especialmente o fermento de pão, e essa receita de peru, huummmmm, só substituirei por bacon organico, ele come tudo organico.
    Seu blog esta nos meus favoritos.

    ReplyDelete
  6. Olá, Aninha!
    Fico feliz por meu blog ter inspirado.
    No início é um pouco complicado, parece que é aquele ingrediente que falta que faz toda a diferença, mas com o tempo vamos encontrando substituições.
    Boa sorte e felicidades!

    ReplyDelete
  7. Adorei a ideia acho q vou inventar algo também,mas tu ñ colocou o tempo de forno!!!

    ReplyDelete
  8. Olá, Ritissima!
    Obrigada pelo comentário. Eu escrevi que fica cerca de 4 horas no forno, depende sempre do forno... O melhor é ir verificando. O bacon ajuda a proteger e a não deixar queimar nem ficar seco. Boas festas!

    ReplyDelete