Tuesday, December 02, 2008

Lombo com Beringela

Esta é mais uma receitinha deste livro que me ofereceram e que eu adoro pois cá em casa comemos muito porco e eu gosto de fazer receitas diferentes.

Também não é novidade para quem segue este blog que eu adoro beringela, pelo que esta é a combinação perfeita!
Não usei a panela de pressão porque não tenho porque em miúda vi uma que explodiu e ainda hoje me lembro do feijão no tecto da cozinha.
É uma receita fácil de fazer e que fica saborosa.

Lombo com Beringela
Ingredientes para 4 porções :
1 kg de carne tipo lombo de porco em peça
Sal e pimenta do reino a gosto
Suco de 2 limões
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho espremidos
1 xícara de chá de ;agua fervente
1 cubo de caldo de bacon (usei caldo de carne)
2 beringelas em cubos
100 g de azeitonas verdes picadas

Preparação:
Tempere o lombo com sal, pimenta, o limão e deixe descansar por uma hora.
Em uma panela de pressão (usei panela normal), aqueça o azeite em fogo alto e frite o lombo até dourar por igual.
Abaixe o fogo, adicione a cebola, o alho e refogue por 3 minutos.
Acrescente a água, o caldo de bacon, tampe a panela e cozinhe por 45 minutos, após começar a chiar (como não usei panela de pressão, o meu cozeu durante pouco mais de uma hora).
Desligue o fogo, deixe sair a pressão e abra a panela.
Junte a beringela e volte ao fogo médio por 10 minutos.
Adicione as azeitonas e misture.
Retire o lombo, fatie e regue com o molho de beringela para servir.

Servi com arroz branco (o acompanhamento favorito de TODOS cá em casa) e com bróculos cozidos.

11 comments:

  1. Smas querida, ficou lindo seu lombo!! Adorei a combinação lombo com beringela... não a conhecia, e achei excelente!!
    Super beijo...

    ReplyDelete
  2. deve ficar uma maravilha amiga,bom aspecto tem,jinhos querida

    ReplyDelete
  3. Ai que tentação,ficou com aspecto extremamente sucolento,nham,nham.
    BJS GRANDES.

    ReplyDelete
  4. Também nunca comi essa combinação, mas irira gostar com certeza!
    Bjs

    ReplyDelete
  5. Como é que se vive sem panela de pressão?? ;)

    Mandei vir os "Vaqueiro Cullinarium", chegaram ontem, sao muito fixes!! Eu já gostava muito dos livros pequeninos da Vaqueiro e andava há que tempos para comprar estes, mas não me aventurava porque são pesadíssimos, mas olha, foi desta! :P

    ReplyDelete
  6. Adorei a beringela como acompanhamento e lombo ficou mesmo perfeito!!

    www.saboresdalica.blogspot.com

    ReplyDelete
  7. Parece-me óptimo!
    Bjs.

    ReplyDelete
  8. Anonymous4:53 AM

    Também gosto muito de beringelas! Deve de ter ficado muito bom mesmo!
    Bjs.

    ReplyDelete
  9. Olá
    Muito Obrigda pela a visita e venho conhecer o teu blog.
    Muitos Parabéns pelo o blog.
    Nunca comi beringela mas este lombo deve ser delicioso
    Beijinhos

    ReplyDelete
  10. Eu não sei passar sem as minhas panelas de pressão... aqui em casa não gostam muito de beringela, quem sabe esta não é uma boa maneira de a fazer aceitar?
    Beijocas.

    ReplyDelete
  11. Deve ser uma delícia
    Beijinho

    ReplyDelete