Monday, June 30, 2008

Broas de Natal

Porque o Natal é quando um homem quiser.
E porque tinha umas batatas doces lá em casa e não sabia que destino lhes devia dar, resolvi esperimentar esta receita de Broas de Natal da Ana do No Céu da Boca.
Devo dizer que não sou grande fã de batata doce e por isso estava com poucas expectativas em relação às broas, mas estas surpreenderam-me pois são deliciosas! E, se não acreditam, experimentem que vale a pena!
Ela diz que dá muito trabalho, mas eu nem achei que desse assim tanto trabalho, o que demora mais é moldar as broas, mas até isso achei que se fazia bem.

Broas de Natal


Ingredientes:
1 kg de batata doce (tinha duas batatas doces que depois de cozidas e descascadas pesavam 715 g)
800 g de açúcar (570 g)
100 g de amêndoa (usei 60 g de avelãs, que descasquei com faca e moí, isto é que deu muito trabalho!)
5 gemas (usei 4 gemas pequenas)
150 g de côco (10o g)
raspa de laranja (usei limão)

NOTA: Voltei a fazer as broas em 2009/12/13 e para 1 Kg de batata doce usei apenas 600g de açúcar. Mesmo assim ainda achei muito doce.

Preparação:
Coza a batata doce com casca e depois de cozidas descasque e reduza a puré esmaguei com um garfo).

Depois, leve o açúcar ao lume com um pouco de água até fazer ponto de pérola. Logo que o açúcar atingir o ponto pérola, retire do lume (bem, confesso que não sei fazer pontos de nada e ainda pensei desistir, mas resolvi deixar a água e o açúcar começarem a ferver e assim que fez “espuma” desliguei. Não deve ser isto, mas também não ficou mal).
Juntar todos os outros ingredientes.

Mexer bem e levar de novo ao lume até fazer ponto de estrada (fica uma estrada aberta quando se passa a colher no fundo do tacho- e este eu sei, mas não levei novamente ao lume pois já estava bem seco).
Tire do lume e deixe arrefecer (ela põe numa travessa para arrefecer mais rápido, eu deixei no tacho umas horas enquanto fazia outras coisas e ainda estava morna pelo que deu algum trabalho a moldar, recomendo que esperem até que arrefeça mesmo. Usei uma colher de sopa por broa).
Depois da massa estar fria molde as broas, pincele com gema de ovo (usei um ovo inteiro ligeiramente mexido, daí que não tenham ficado tão amarelinhas) e leve a cozer num tabuleiro forrado com papel vegetal em forno médio, 160-180ºc (deixei cozer 35 minutos).

13 comments:

  1. Menina que maravilha! Eu adoro broas...um beijo. Marcos:*))

    ReplyDelete
  2. Tens muitas podes mandar uma para mim tão lindas. um bjo. Natércia...

    ReplyDelete
  3. Realmente porque esperar até o natal para fazer uma receita tão gostosa. Tenho batatas doces aqui em casa, acho que irei experimentar estas broas! Um beijão

    ReplyDelete
  4. O Natal é sempre que a gente queira,não é preciso esperar por ele para se fazer os doces,ou cozinhados que tanto gostamos,as broas estão lindas já anotei e hei de as fazer.Beijito boa semana.

    ReplyDelete
  5. Que bom aspecto que têm essas broas ;) Eu gosto de batata doce... para mim é delicioso :)

    ReplyDelete
  6. Eu já amo batata, as broas parecem ser muito boas!
    Beijos

    ReplyDelete
  7. Sabe que quase nunca preparo algo com batata doce, fiquei tentada a experimentar estas broas, me parecem ótimas.
    Bjs!

    ReplyDelete
  8. Não importa mesmo se não é Natal, essas broas parecem valer a pena^^
    Kisss!

    ReplyDelete
  9. Eu também não esperaria pelo Natal para comer uma broa dessas :)

    ReplyDelete
  10. Ótima receita e devem ter ficado bem levinhas.Gostei do formato que destes.Bjss

    ReplyDelete
  11. Natal é quando um homem quiser e a mulher deixar... lol
    que ricas broas!

    ReplyDelete
  12. Este Natal serão certinhas cá em casa.

    (eu ponho batata doce no pão) ;)

    ReplyDelete
  13. Sim sim, também têm muito bom aspecto!

    Mas por estes lados não vao assim tanto a bola com coco :)

    ReplyDelete