Wednesday, January 24, 2007

Massa de Pimentão

MASSA DE PIMENTÃO

O meu amigo Kuka chama-lhe massa ou calda de pimento e foi com ele que aprendi a fazê-la.
Às vezes não consigo encontrar massa de pimentão em nenhum supermercado de Macau e achei a receita tão simples que decidi experimentar.
O cheiro que os pimentos deitam a cozer é tão, mas tão intenso que me provocou enjoos e jurar que não voltava a fazer a calda, mas o sabor compensa e agora há quem coza os pimentos por mim e eu só tenho de fazer o resto LOL

A história e receita original pertencem ao Kuka, mas como gosto muito de saber como surgem estas coisas também a transcrevo aqui.

“Há alguns anos, não existia lar Alentejano ou Algarvio onde não se fabricasse este excelente e delicioso tempero. Primordial na cozinha tradicional destas duas províncias, indispensável no tempero e na conservação das carnes e na confecção dos deliciosos enchidos.
Os pimentos após amadurecerem e tomarem a cor vermelha, eram colhidos, cortados ao meio no sentido longitudinal, e retirados o pé e as sementes. Eram então acamados em caixotes de madeira, uma camada de pimentos e sal, nova camada de pimentos, mais sal, e assim sucessivamente até esgotar os pimentos ou a capacidade da caixa. Depois eram pressionados com algo pesado, normalmente uma prancha de madeira sobre a qual se sobrepunham pedras. Assim ficavam durante dois ou três meses enquanto iam libertando líquidos que escorriam através de frestas existentes no fundo dos caixotes. Findo esse tempo eram moídos e guardados em frascos, era a massa coberta com azeite e os frascos hermeticamente fechados. Duravam um ano, normalmente até à próxima colheita de pimentos”.

MASSA DE PIMENTÃO

6 pimentos vermelhos pequenos
1 colher de sopa bem cheia de sal
1 colher de sopa de vinagre

Cortar os pimentos ao meio e retirar as sementes.
Cozer muito bem os pimentos em água e sal.
Escorrer bem a água.
Triturar os pimentos com a varinha mágica
Temperar com sal e vinagre. O sal ajuda na conservação.
Colocar em frascos e cobrir com uma fina camada de azeite para evitar o aparecimento de bolor.
Deve-se repor o azeite cada vez que se utiliza a calda, mas como a minha dura pouco não o costumo fazer, além de que a guardo no frigorífico que o Verão de Macau é demasiado quente.


A minha já no frasco

1 comment:

  1. Também costumo fazer, quando não encontro por aí. ;)

    ReplyDelete