Thursday, January 25, 2007

BOLO DE FRIGIDEIRA

Gosto de experimentar coisas diferentes e quando me deparei com este bolo de frigideira não descansei enquanto não o fiz.
É que não é todos os dias que se faz um bolo na frigideira!

BOLO DE FRIGIDEIRA
(Revista Segredos de Cozinha nº 902)

Ingredientes:
1 c. (de sopa) de passas
2 c. (de sopa) de rum (como não tinha usei aguardente)
180 g de farinha
70 g de açúcar
1 pitada de baunilha (como a minha era líquida usei ½ c. de chá)
4 ovos
2.5 dl de leite
1 pitada de sal fino
1 c. (de sopa) de manteiga
1 maçã
1 c. (de sopa) de sumo de limão
Açúcar em pó q.b. (não usei)

Preparação:
Macere as passas no rum e reserve-as.
Misture a farinha, o açúcar e a baunilha (como a minha era líquida não misturei).
À parte bata um ovo e três gemas com um garfo e junte o leite (eu juntei também a baunilha). Adicione à mistura de farinha, envolvendo tudo sem bater.
Bata as claras em castelo com o sal fino e acrescente ao preparado anterior.



Numa frigideira (antiaderente) derreta a manteiga e junte a massa.

Deixe cozer em lume baixo por 3 minutos.


Descasque, descaroce e corte a maçã em cubos.

Salpique-os com sumo de limão.

Disponha os cubos de maçã e as passas na massa que está na frigideira e tape.Deixe cozer lentamente cerca de 15 minutos.Polvilhe com açúcar e sirva morno.
Resultado final:

NOTA: A minha frigideira não era antiaderente e o bolo pegou-se ao fundo.
O meu fogão é “chinês”, preparado para cozinhar com wok e no mesmo bico tem duas circulares com chama e o lume brando é muito forte pelo que além de se pegar também se queimou um pouco.
Não polvilhei com açúcar em pó porque tinha medo de ficar muito doce, mas podem fazê-lo que a massa não fica doce.
No geral gostei, é “leve” e saboroso.

1 comment: