Thursday, April 12, 2007

Pão de Gengibre e Mel

Na semana passada levei para casa um livro da biblioteca intitulado “Classic Cakes” chinese english, de Joanne Poon e houve um bolo que me chamou a atenção, o “Honey Gingerbread” e resolvi experimentá-lo quase imediatamente, só ainda não publiquei porque me faltava passar as fotos da máquina para o computador.
Até parece que estava a adivinhar que o rei da quinzena ia ser o gengibre.
Esta é, portanto a minha contribuição!
Uma excelente combinação (a meu ver) do gengibre e do mel!
Espero que gostem!

Pão de Gengibre e Mel

Ingredientes:
200 g de açúcar castanho (usei 180 g)
200 g de manteiga
4 colheres de sopa de mel (as minhas eram bem cheias!!!)
200 g de farinha com fermento
½ colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de gengibre ralado (usei em pó)
4 ovos
100 g de gengibre cristalizado (em pedaços – não usei)

Confecção:
Misture o açúcar, a manteiga e o mel num tachinho e leve ao lume fraco para derreter.
Deixe arrefecer.

Numa tigela, misture a farinha com o fermento em pó e o gengibre ralado.
Adicione a mistura de mel, açúcar e manteiga derretidos à mistura de farinha.

Acrescente os ovos e bata muito bem.
Junte o gengibre cristalizado.
Deite a massa numa forma quadrada (20 x 20 cm) untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Leve a forno pré aquecido a 170º C durante 45 minutos a 1 hora.


Nota: O mel pode ser substituído por “golden syrup”

4 comments:

  1. Humm deve ter um perfume, em?! Esses ingredientes são queridos por aqui também e com isso a listinha de receitas a fazer vai só crescendo. :)

    ReplyDelete
  2. eh pa´...
    até estou com água na boca... e são 10 da manhã...lolol
    vou voltar aqui para experimentar algumas receitas... têm todas óptimo aspecto, sem excepção...
    beijinhos

    ReplyDelete
  3. quando vi este pão fui logo comprar tudo o que me fazia falta para fazer ,e já está feito e adorei,fica muito bom,parabéns e obrigado pela visita ao meu blog.beijinhos

    ReplyDelete
  4. Que delícia de receita.amei.Vou colocar la no colher.Super obrigda.

    ReplyDelete