Monday, April 16, 2007

Lanche de salsicha

O meu filho adora comprar pão com salsicha pelo que ao descobrir esta receita resolvi experimentar. Não funcionou...
Bem, na verdade eu e o papá gostámos, ele é que não!!!
Fiz meia receita e achei que era massa a mais (eu e a minha mania de achar isto dá sempre mau resultado!), por isso com a massa que sobrou fiz uma merenda que queijo e fiambre.
Os pãezinhos com a salsicha acabaram por abrir ao cozer e não ficar tão fofinhos como ela menciona e quer-me parecer que teve a ver com usar menos massa do que deveria.
De qualquer modo ficaram bons, embora não tão bonitos como os dela, vejam a receita original e a foto.

Lanche de salsicha

Ingredientes:

250 g de farinha
50 g de manteiga
1 saqueta de fermento de Padeiro em pó (uso Vahiné)
2 ovos
0.5 dl de leite
0,25 dl de vinho do porto
salsichas (5)

Confecção:
Num recipiente coloque a farinha e misture o fermento, abra uma cova no centro e coloque os ovos, a manteiga cortada em pedaços, o leite morno, e o vinho do porto.


Amasse e sove muito bem por cerca de 10 minutos

e deixe levedar cerca de 1h30 m. (A massa fica bem grudenta se achar necessário junte mais um pouco de farinha – eu acrescentei mas o clima húmido de Macau também o exige...)


Depois da massa levedada estenda-a com um rolo enfarinhado em superfície enfarinhada, corte rectângulos e enrole a salsicha.


Coloque em tabuleiro enfarinhado, dê uns golpes e pincele com ovo batido (não pincelei). Deixe repousar mais 30 minutos e leve ao forno a assar até ficarem dourados. (cerca de 20-30 minutos em forno a 200ºC).


Algumas dicas (dela):
· Para saber quando a massa está bem levedada: faça o seguinte coloque uma bolinha de massa num copo de agua á temperatura ambiente, no local onde a massa vai levedar, quando a bolinha subir á superfície, a massa está levedada. (eu fiz mas não tive paciência para esperar até que a bola subisse à superfície, usei a massa depois de 1h30m em que já tinha crescido)
· Para levedar mais depressa: Aqueça o forno , desligue e deixe a massa levedar no forno morno.
· Todos os ingredientes devem estar á temperatura ambiente, o leite deve estar morno.

1 comment:

  1. Lá no meu blog tem uma receita de enroladinho de salsicha que sempre faço pro meu filhote levar de lanche pra escola. Mas essa massa parecer ser bem macia. Pena que abriram no forno.

    ReplyDelete