Wednesday, March 25, 2009

Pudim Brasileiro de Leite Condensado

Depois de ver várias receitas publicadas no Intercâmbio Culinário, da Nana, Axly e Ameixa Seca e de achar imensa piada às dificuldades e às voltas que cada uma das blogueiras dava à receita que lhe calhava, decidi que devia ser giro participar e enviei um email à Ameixinha.
Como parceira ela indicou a Cris, do From Our Home to Yours, um blog que já conheço há muito tempo e que adoro!!!

Olha que banner lindo elas fizeram!!!

Inicialmente fiquei em dúvida sobre qual a receita a enviar porque tinha de ser uma receita portuguesa, mas eu queria que tivesse algo de influência de onde eu estou: Macau. A surpresa aguarda e eu estou curiosa para ver o que a Cris escolheu.
A Cris, que é uma menina que me enviou um cardápio completo e dificultou imenso a escolha da receita a fazer.
Devo dizer que como estava com pouco tempo decidi escolher aquela que me pareceu mais fácil: um pudim brasileiro de leite condensado.
Nunca tinha feito pudim na vida porque sempre achei que não era capaz, que não ia dar certo. Não sei porquê mas sempre tive esse "feeling" embora ultimamente me andasse a convencer a experimentar.
A Cris deu o empurrão que faltava e eu fui ao blog dela ver a receita. Esta receita é da mãe da Cris e era a sobremesa favorita da Cris e dos 4 irmãos e 2 irmãs (que grande família!) e ela diz que é "Tão fácil como contar 1.2.3... e o resultado é uma sobremesa de outro mundo!"
Humm, deve ser mesmo fácil, pensei. Afinal, o que pode dar errado numa receita que é só bater no liquidificador e cozer em banho Maria? Nada, certo? Bem...

Pudim Brasileiro de Leite Condensado

1 lata de leite condensado (397 g)
1 lata de leite (usa a lata para medir - usei eite meio gordo, talvez tenha influência...)
1 colher (chá) de maizena (usei 2, era para assegurar que dava certo...)
3 ovos


Caramelo:
1 xícara de açúcar
1/3 xícara de água (Oooops!... Esqueci-me)


Preparação:
1) Adicione 2 dedos de água quente em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180°C (coloquei água já quente, terá feito diferença?...).

2) Em uma forma para pudim pequena, coloque o açúcar e leve ao fogo brando. Segure a forma com uma luva e vá girando até o açúcar tomar uma consistência dourada, cuidado para não queimar muito pois interfere no sabor do pudim (até aqui tudo bem...). Acrescente a água (esta parte eu não li...), deixe ferver até engrossar. Deixe esfriar (e no dia que fiz o pudim, estava tanto frio, algo que nem é muito comum em Macau..., que o caramelo começou a estalar... humm, primeira coisa que não está a correr bem...).



3) Em um liquidificador, bata o leite condensado, o leite, a maizena e os ovos (so far so good!...). Despeje o conteúdo na forma caramelizada (com o caramelo um pouco estalado, mas vamos lá!...).
Leve ao forno (e qual temperatura? Não dá para perguntar a ela agora... deve ser 180 C, é quase sempre essa, vamos em frente!) em banho-maria por 45 minutos (e tenha muito cuidado ao colocar lá a forma do pudim, para não se queimar, para não entrar água no pudim, para não entornar o pudim...).
Humm, 45 minutos? Mas isto parece que não está cozido... parece tão líquido... mas já está queimado por cima... deve estar bom... não faço ideia qual a consistência que deve ter um pudim ao sair do forno. Tirar do banho-Maria com cuidado e deixar arrefecer... Deixe esfriar e leve à geladeira para esfriar por cerca de quatro horas. Não chegou a ir ao frigorifico, achei que estava demasiado liquido depois de arrefecer e coloquei novamente no forno em banho Maria a 180 C, por mais 45 minutos. Tapei com papel de aluminio porque a superfície estava a ficar demasiado dourada. Ao fim de mais 45 minutos achei que tinha consistência de pudim, retirei do forno, deixei arrefecer e coloquei no frigorifico.



Antes de servir, aqueça a forma por alguns segundos e passe a ponta de uma faca ao redor para desgrudar totalmente o pudim. E eu a pensar que isto ia correr mal, mesmo muito mal... mas não, desenformou com facilidade...

Desenforme em um prato fundo.

E até tinha bom aspecto, além de que quem comeu , gostou. A família não provou sequer porque marido e filhos não gostam de doces...


Adorei participar neste intercâmbio!

7 comments:

  1. E eu adorei ler este post!
    Parece um filme de aventura e suspense com um pouco de cómico á mistura e... um final feliz.

    ReplyDelete
  2. O pudim ficou lindo, e a história muito engraçada, mas no fundo acontece-nos a todas.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  3. Que legal Smas, parabéns pela coragem!
    Apesar de amaaaaaaaaaaaaaaar esse pudim, morro de medo de fazer.
    Huahuahuauahuahua!!!
    Achei engraçado o formato que ele teve, pela forma que você usou, aqui quase sempre é feito em forma de furo no meio...
    Que bom que gostou, é um doce e tanto!
    Kisss^^

    ReplyDelete
  4. Adorei ser sua parceira! E de finalmente conseguirmos acertar nossos horários para o bate-papo! O post ficou nota 10! Muito divertida sua aventura com o pudim! Bem agora já sabe como fazer uma receita bem brasileira. Beijocas!

    ReplyDelete
  5. Acabei de publicar no intercâmbio! E vim cá comentar :) Deve ficar muito bom! De todos os intercâmbios que já participei nunca fiz um doce, tenho que me atrever :)

    ReplyDelete
  6. Com leite condensado????????????pronto lá vou eu ter de experimentar...Beijinhos doces

    ReplyDelete
  7. Escolheu uma ótima receita, eu adoro esse pudim!
    Beijinhos

    ReplyDelete