Friday, February 27, 2009

Tomate Seco

Queria fazer uma salada de grão que levava tomate seco e já tinha visto tantas receitas de tomate seco que em vez de omitir tal ingrediente decidi preparar o tomate seco. Ainda bem, pois ficou muito bom e deu um sabor especial à salada!
Inicialmente achei que não ia ficar bom, mas ficou.
A receita que segui foi esta do Sabores de Canela que ela viu na Elvira, esta versão rápida.

Tomate Seco

Ingredientes
1,5 kg de tomate maduro (em bom estado)
Tomilho
Alecrim
Mangericão
Oregãos
Sal e pimenta
1 pitada de açúcar
Azeite

Preparação:
Pré aqueça o forno a 130º C.
Lave bem os tomates, corte-os ao meio longitudinalmente e remova as sementes.
Forre a grelha do forno com uma folha de papel vegetal ou de alumínio.
Coloque as metades dos tomates com a parte cortada virada para cima.
Faça uma mistura com uma 1 pitada de açúcar, as ervas picadas, sal e pimenta.
Espalhe por cima dos tomates. (não fiz mistura, fui espalhando as ervas uma de cada vez)
Coloque no forno e deixe o tomate secar durante 3 horas, a 130ºC, com a porta entreaberta. (não deixei a porta entreaberta)
Deixe arrefecer e introduza em frascos.

Coloque azeite de modo a cubrir o tomate.
Conserve num lugar escuro e seco
Não coloque no frigorifico senão o azeite coalha.



12 comments:

  1. Anonymous2:06 AM

    Comprei hoje de manha um pote enorme de tomates secos...:( Mas vou guardar essa receita. Nada como um produto feito em casa!! BJ!

    ReplyDelete
  2. Eu ainda não experimentei tomate seco, mas vou comprar. Podia fazer mas o meu forno não é regulável e acho que vou perder gás!

    ReplyDelete
  3. O tomate seco fica óptimo!:)
    Aqui, usa-se imenso!
    Acredito que a experiência tenha valido bem a pena! Ficaram com um excelente aspecto!

    ReplyDelete
  4. Anonymous6:27 AM

    Ainda bem que gostaste,nunca mais comprei,graças à Elvira..
    Que linda cor!
    Bj

    ReplyDelete
  5. Bom, acho que também vou ter que experimentar...

    ReplyDelete
  6. Taí uma coisa que eu adoro, mas nunca tinha tido coragem de fazer. Essa receita é simples, só é demorada, hahahaha...
    Kisss^^

    ReplyDelete
  7. Olá boas
    Eu também faço esta versão rápida e ficam excelentes.
    Feliz fim de semana x

    ReplyDelete
  8. Eu só não percebo é onde é que se vai ultilizar. Parece que não vejo nada em que fique bem.

    ReplyDelete
  9. Anonymous12:47 AM

    obrigado pela tua visita ao meu cantinho,e tb pelo comentário gosto do teu blog principalmente dos pães.um beijinho e volta sempre.

    ReplyDelete
  10. Anonymous12:47 AM

    obrigado pela tua visita ao meu cantinho,e tb pelo comentário gosto do teu blog principalmente dos pães.um beijinho e volta sempre.

    ReplyDelete
  11. OI, AFINAL ESTAMOS SEMPRE A APRENDER...VIM CÁ A TUA CASA E ADOREI...POSSO VOLTAR? BEIJINHOS E ÓPTIMA SEMANA.

    ReplyDelete
  12. Olá. Estou neste momento a fazer esta receita. Sabes quanto tempo duram estes tomates? Beijinhos.

    ReplyDelete