Monday, February 09, 2009

Caldo Verde

O meu filho adora caldo verde e, desde que a minha filha decidiu que nem de alface gosta (era o único vegetal que comia) que a sopa passou a ser obrigatória todos os dias.
Assim, o filhote pediu para fazer o seu adorado caldo verde que só costumava comer em Portugal.
É que caldo verde é uma sopa que aqui a mamã não aprecia... e também não sabia bem qual a couve que deveria usar aqui em Macau.
Depois de perguntar às amigas e de ter ido ao mercado quando a senhora estava a cortar as folhas aprendi que as couves aqui são as do rebentos de couve "kai lan".
A receita eleita foi a primeira que encontrei. É da revista Teleculinária nº1446 de Janeiro de 2006 e ficou muito saborosa e será repetida hoje outra vez :)

Caldo Verde

Valor Energético por dose: 311 Kcal
Preparação: 35 minutos
Ingredientes para 5 pessoas:
300 g de couves cortadas em caldo verde
650 g de batatas (achei que tinha muito verde e pouca batata e acrescentei mais 2 batatas grandes que deviam pesar cerca de 500 g)
1 cebola
4 colheres de sopa de azeite
1/2 chouriço de carne
Sal q.b.

Preparação:
Descasque as batatas e a cebola, corte-as em pedaços, lave-os e escorra-os.
Lave e escorra também as couves.
Leve ao lume uma panela com 1.5 litros de água, deixe ferver, junte os pedaços de cebola e batata, o chouriço (inteiro) e 3 colheres de sopa do azeite e deixe cozinhar durante 20 minutos.
Retire o chouriço e reduza o conteúdo da panela a puré.
Leve de novo ao lume, deixe ferver, junte as couves escorridas, tempere de sal e deixe cozer durante 10 minutos.
Junte então o resto do azeite e sirva bem quente com o chouriço cortado em rodelas finas.


13 comments:

  1. ficou linda o teu caldo verde,uauuuuuuuuuu,o meu filhote mais velho tb adora caldo verde,jinhosss

    ReplyDelete
  2. Anonymous6:03 PM

    Hummm...Eu também adoro caldo verde, é das minhas sopas preferidas, é uma delícia! O teu ficou bem apetitoso. Bjcas.

    ReplyDelete
  3. Mas que boa tijela de caldo verde!...
    Não há nada como um sabor bem nacional para matar saudades de casa! :)



    P.S. Eu aqui tenho o mesmo problema da húmidade para secar as cascas de laranja... experimente a opção de as secar um bocadinho no forno, como vem na receita!...

    ReplyDelete
  4. Olá!
    Conheci teu blog, porque acompanha de uma amiga! Gostei muito do seu.
    Este caldo verde parece divino!
    Quando tiver um tempinho dá uma passadinha no meu.
    bjs
    Cláudia Gomes

    ReplyDelete
  5. Sou fã e amo clado verde.
    Aposto qu esse seu é imperdível e delicioso.
    Beijos

    ReplyDelete
  6. Caldo verde é a sopa preferida da filhota, sempre que arranjo umas couvitas é dia de caldo verde.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  7. Eu não consigo comer o caldo verde, gosto do sabor mas as couves não me passam pela goela cortadas dessa maneira fininha! Eu só como o chouriço he he

    ReplyDelete
  8. hummm... Adoro :)...
    bjinhus

    ReplyDelete
  9. É o kai-lan! ;) O pior é cortá-lo. Há uma senhora no mercado de S. Domingos que to vende já cortado, se encomendares. ;) Lia-me que te explico. Bjs.

    ReplyDelete
  10. Muito bonito, adoro caldo verde! Mas vario um bocadinho a receita e substituo a batata por cenoura fica optimo! Beijinhos :)

    ReplyDelete
  11. é a sopa favorita do meu marido.
    ficou com muito bom aspecto.

    ReplyDelete
  12. Morro de vontade de fazer, mas nunca faço!rss
    Beijinhos

    ReplyDelete
  13. Esta sopa portuguesa é muito apreciada e feita aqui no Brasil. Eu adoro e minhas filhas também. Faço como a tua, ponho um pouco mais de batatas para não ficar tão verde, mas até que elas comem bem a couve (sempre é uma luta com os vegetais, não é mesmo?)

    bjs

    ReplyDelete