Thursday, February 19, 2009

Lasanha da Smas

Houve uma altura em que eu pensava que era muito difícil preparar lasanha, mas como o marido gosta eu comecei a tentar e cheguei à conclusão que é bastante fácil.
Quase sempre faço de maneira diferente, mas esta é a receita “original” que eu fui adaptando de várias que vi em vários livros e sites de culinária.
Fica muito boa, o meu filho adora e no passado fim de semana quando lhe disse que o jantar era lasanha, fez um grande sorriso e abraçou-me!
E, para eles comerem mais vegetais, sim, que esta lasanha até a filha come, costumo adicionar uma beringela que fica lá "escondida"

Lasanha da Smas

Ingredientes:
700 g de carne de vaca picada
1 cebola, picada
2 dentes de alho, picados
4 tomates grandes, sem pele e sementes, picados
1 beringela (ou uma courgette-opcional)
Queijo mozzarela em fatias (opcional)
1 colher de chá de manjericão
1 colher de chá de oregãos
1 colher de chá de tomilho ou 2 ramos de tomilho fresco
1/2 colher de chá de canela (opcional)
1/2 colher de chá de pimenta preta
2 ou 3 colheres de sopa de azeite
1/2 cálice de vinho tinto
Sal e pimenta
Molho Béchamel

Queijo ralado

Preparação:
Aqueça o azeite e aloure a cebola e o alho picados.
Acrescente a carne e misture bem para desfazer os grumos que se formam.
Quando a carne estiver quase cozinhada, junte o tomate picado e deixe cozinhar um pouco.
Junte a beringela ralada no ralo grosso ou em pedaços pequeninos.

Tempere com sal e pimenta e todas as outras ervas.
Deixe cozinhar em lume brando.
Junte o vinho e deixe cozinhar até engrossar.
Retire do lume.
No fundo de um tabuleiro que possa ir ao forno coloque um pouco de molho bechamel para evitar que a massa se agarre ao fundo.
Por cima coloque as folhas de lasanha, paralelas.

Por cima, coloque uma camada de carne e regue com o molho béchamel
Coloque fatias de queijo mozzarela por cima, se estiver a usar.
Nova camada de folhas de lasanha, carne, molho béchamel e queijo mozzarela.
Normalmente termino com uma camada de folhas de lasanha, coberta com molho béchamel e polvilhada com bastante queijo ralado.
Leve ao forno a 180ºC durante 30 minutos ou até que esteja dourado e a massa cozinhada.

Servi com salada de alface e cenoura.

9 comments:

  1. Difícil não foi fazer...difícil é ficar aqui salivando diante de um prato tão saboroso!
    Bjs

    ReplyDelete
  2. Anonymous8:37 PM

    Que bom...também nunca experimentei fazer lasanha cá em casa, mas tenho de experimentar sem dúvida! :)
    Bjcas.

    ReplyDelete
  3. Hmmm que delícia...mesmo muito boa :)

    ReplyDelete
  4. eu não me safo como tu... a minha filha adora lasanha, mas se escondo por lá uns vegetais no meio ela descobre logo.

    ReplyDelete
  5. Belo truque :) Eu comia a lasanha só de vegetais até! Adoro :)

    ReplyDelete
  6. Adoro lasanha :).. Faço poucas vezes... Tenho de fazer em breve, me abriste o apetite...
    bjinhus

    ReplyDelete
  7. Quando eu tiver filhos vou fazer essa lasanha para eles comerem. Achei perfeita para quem não gosta de comer vegetais.

    Bjus

    ReplyDelete
  8. Ainda este domingo fiz uma, que engraçado, tb de carne só que um pouco diferente, ficam óptimas e muito boas bjs.

    ReplyDelete
  9. Tem muito bom aspecto.
    Realmente não é dificl de fazer... mas perdem-se horas na cozinha.

    ReplyDelete