Monday, January 19, 2009

Coscorões da AB - BARANI

Nunca tinha feito coscorões e, desde que moro em Macau, só comi coscurões uma vez, exactamente quando fui a Portugal no Natal há 2 anos. Mas não era a mesma coisa, não era o gostinho dos coscorões da avó domeu irmão, da Dona Adélia.
Eu nunca lhe pedi a receita, na altura era demasiado nova para me preocupar em saber fazer, apenas queria comer e quanto mais açúcar e canela melhor!
A querida AB já publicou a receita no Natal de 2007 e eu era para ter experimentado, mas fiz outros doces e eram coisas a mais. Este ano não deixei escapar e estes coscorões têm o sabor da minha infância. E o meu filho adorou!
Obrigada à AB por partilhar e me autorizar a divulgar esta delícia. Aqui fica a receita nas palavras dela :)

COSCORÕES DA BARANI

Ingredientes:
3 ovos
7o grs de margarina
700 grs. de farinha
1 cálice de conhaque
1 copo (2 dl.) de vinho branco
açúcar e canela para polvilhar

Preparação:
Num recipiente deita-se a margarina (
ela usa vaqueiro) derretida mas somente morna.
Junta-se o conhaque (não pode ser nenhuma outra bebida alcoólica), o vinho branco, os 2 ovos inteiros e 1 gema do terceiro ovo e mexe-se bem com a ajuda de uma colher.
Depois aos poucos vamos adicionando a farinha.

Agora, pomos a colher de parte e, já com as mãos, vamos amassando ligeiramente.
A massa não precisa ser batida, nem que façamos grande esforço.
Apenas devemos trabalha-la como por exemplo, se fosse uma bola de plasticina. Fica uma massa elástica, fácil de trabalhar e muito perfumada!
Quando esta estiver bem trabalhada, então deixa-se repousar no frigorífico durante 20 minutos.
Passado este tempo retira-se a massa do frigorífico e em cima da bancada da cozinha, previamente polvilhada com farinha, estende-se esta com a ajuda de um rolo, e moldam-se os coscorões do tamanho desejado. Nunca tinha feito e os primeiros estiquei até ficarem quase transparentes, mas não gostei pois ao ffritar não faziam "bolhas" e os coscorões que me lembrava tinham bolhas, então deixei os outros mais grossos. Ah, e não me perguntem porquê, mas para mim os coscorões são rectagunlares com dois cortes ;)
De seguida aquece-se o óleo e só, quando este estiver bem quente se deitam os coscorões.

Estes fritam rapidamente. Atenção que é mesmo muito rápido e tem de se voltar senão ficam demasiado fritos.Depois de escorridos para tirar o excesso de óleo, é só passa-los por açúcar e um pouco de canela misturada. Estão prontos!
E, quando quiseres é só passar cá por casa para o chá :)

15 comments:

  1. As minhas filhoses alentejanas têm esse formato mas levam muitas mais coisas e são feitas com fermento de padeiro. são divinais também (ainda lá tenho no congelador ;) ). Bjs.

    ReplyDelete
  2. Cá em casa não temos a tradição dos coscorões,mas é um doce que gosto bastante.
    bjs e boa semana

    ReplyDelete
  3. Que delícia de receita, me fez lembra de um tipo de bolinho que temos aqui, cueca virada.
    É tão gostoso.
    Kisss^^

    ReplyDelete
  4. Anonymous8:34 PM

    Por acaso coscorões é algo que não tenho o hábito de fazer...acho que só fiz uma vez...mas adoro! Os teus estão lindos! :)
    Bjcas.

    ReplyDelete
  5. Também nunca fiz mas é muito bom. E os que eu conheço também têm bolinhas :)

    ReplyDelete
  6. Parecem ser deliciosos. Nunca tinha ouvido falar desta receita. Mais uma para a lista.

    ReplyDelete
  7. Coscorões nem nunca fiz nem provei, esses ficaram lindos.
    Paase lá no meu blog que tenho um selinho para lhe oferecer.
    bjs

    ReplyDelete
  8. Esses coscorões devem ter ficado óptimos!!
    Fico contente por ter recuperado esse sabor de infância...:)

    ReplyDelete
  9. Tenho uns prémios para ti no meu blog :)

    ReplyDelete
  10. Que bom que gostaste dos coscorrões amiga, fiquei muito contente de saber.
    Eu faço imensas vezes. Cá em casa adoramos.
    Vou dar uma vista de olhos pelo resto das tuas experiências que eu desconhecia.
    Beijinho grande e boa semana.

    ReplyDelete
  11. coscoroes pertencem para mim à época natalina, pois é aí que uma amiga da minha os faz ;-) ficaram muito bonitos. eu nunca me atrevia a fazê-los!! beijocas

    ReplyDelete
  12. Que blog saboroso amiga!

    Acho que vou pôr em prática, algumas receitas tuas... eheheh

    simples e apetitosas!

    Os coscorrões estão com magnífico aspecto... hummmmmmm

    Bjs

    ReplyDelete
  13. Xi.. ca fome que eu fiquei!

    ReplyDelete
  14. Por acaso não é das coisas que mais goste no Natal, enjoam-me um bocado, mas os teus ficaram bem bonitos para primeira tentativa!

    ReplyDelete
  15. Anonymous11:58 PM

    Que maravilha! Apesar de não gostar muito de fritura, às vezes me permito alguma coisa frita. Minha mãe fritava massa de pão. Não ficava nem um pouco parecido com esses coscorões, mas ficavam uma delícia, assim como esses seus devem estar.

    ReplyDelete