Wednesday, November 11, 2009

Low Fat Lemon Curd

Adoro limão e tudo o que leve limão!
E, claro, adoro lemon curd (que não sei como se chama em português...)!
O problema do lemon curd é a manteiga e, como cada vez estamos menos elegantes (eh eh eh), quando vi esta receita de um lemon curd light, do livro Chocolate and the Art of Low Fat Desserts, decidi fazê-la imediatamente!
Fácil de fazer e deliciosa!

Low Fat Lemon Curd

Ingredientes:
1/3 copo de sumo de limão, coado (2/3 de copo, sumo de 2.5 limões)
2 colheres de sopa de raspa de limão (usei raspa de 3 limões)
5 colheres de sopa de açúcar (usei 10)
1 ovo grande, temperatura ambiente (usei 2)
1/2 colheres de sopa de extracto de baunilha (usei 1 colher)

Preparação:
Misture o sumo de limão e o açúcar numa panela e leve ao lume médio.
Acrescente a raspa de limão e mexa até o açúcar dissolver por completo.

Bata ligeiramente o ovo numa tigela.
Despeje lentamente o sumo quente de limão no ovo batido, batendo sempre (pode ser com a batedeira em velocidade baixa).
Bata durante 2 minutos (apenas 1 se for com a batedeira) e despeje novamente na panela coando a mistura com um passador.
Cozinhe em lume brando, mexendo sempre, até ferver.
Retire do lume e adicione a baunilha.
Transfira para um recipiente hermético e guarde no frigorífico.

Esta quantidade dá rende 2/3 de um copo.
Como dupliquei as quantidades rendeu um copo dos de Nutella e mais um pouco (umas 2 colheres de sopa).

9 comments:

  1. O limão é o meu fruto preferido, mas por incrível que pareça nunca fiz lemon curd. Vou ficar com a tua receita para experimentar mais tarde ;)

    Bjs

    ReplyDelete
  2. Ando para fazer há bastante tempo também uma versão light. Vou ver se me atrevo porque gosto bastante de limão :)

    ReplyDelete
  3. Eu tb adoro tudo o que leve limão e lemon curd é uma perdição!
    Faço uma tarte de lemon curd que é um desvario de tão boa!!

    :)
    Boa sugestão.

    Beijinhos.

    ReplyDelete
  4. Olá...sou uma "Cozinheira da Treta" e entao há certas coisas que não sei em culinária como é o caso de este lemon curd. Para que é que serve? Agradecia que me respondesse já que parece ser muito bom. Bjs.

    ReplyDelete
  5. Provei há pouco tempo lemon curd e adorei, tenho de experimentar esta delicia.
    Bjs

    ReplyDelete
  6. Low fat Lemon Curd....Oba É comigo mesma!!Receita anotada!!
    Bjs
    Valéria
    Papos de Anjo

    ReplyDelete
  7. Falou em limão, mexeu comigo. Melhor ainda, sendo light.
    Bjs.

    ReplyDelete
  8. Essa receita é divinal... tenhi de experimentar :-P

    ReplyDelete
  9. Anonymous9:20 PM

    olá, vim doblog azeiteecanela,
    tinha uns limoes a mais e sempre quiz experimentar o curd. A unica receita que conhecia era a do blog da colher de pau que usava manteiga e fiquei muito contente de a tua nao levar. O meu ficou um pouco liquido é normal?
    bjs

    ReplyDelete