Monday, March 31, 2008

Capela

Este prato é um prato típico macaense que eu retirei do livro À mesa da Diáspora e que parece um rolo de carne.
O meu filho adorou e comeu imenso!
Receita a repetir, sem dúvida!

Capela

Ingredientes:
500 g de carne picada
½ copo de queijo ralado (usei Parmesão)
25 g de azeitonas picadas (usei verdes)
2 colheres de sopa de aveia
Sal e pimenta
1 fatia de pão
2 fatias de toucinho fresco
1 ovo
Banha

Preparação:
Ponha o pão numa tigela com um pouco de água para que fique mole.
Retire o excesso de água apertando o pão na mão e desfaça-o.
Misture a carne picada, o queijo ralado, as azeitonas picadas, aveia, sal, pimenta e o pão.
Unte uma forma redonda de buraco com banha.
Ponha a carne na forma e pressione bem.
Cubra a carne com o toucinho fresco.
Bata o ovo ligeiramente, só para misturar a gema com a clara e despeje sobre o o toucinho.
Polvilhe o topo com queijo ralado.
Leve ao forno a 180ºC durante 40 minutos ou até que esteja cozido.

Servi com arroz branco e salada de alface.

12 comments:

  1. Vou guardar a receita. O meu marido é doído por rolo de carne. :-)

    Beijinhos.

    ReplyDelete
  2. Que coisa boa! bj

    ReplyDelete
  3. Menina que maravilha deve ficar muito bom adorei um beijo. Natércia...

    ReplyDelete
  4. eu também comia :-) que coisa boa! beijocas

    ReplyDelete
  5. PS: já agora, se quiser colocar o logotipo novo do "Cozinhas" no seu blog, agradeço que me mande um e-mail, que eu envio-lhe o código HTML de volta.

    Beijinhos.

    ReplyDelete
  6. É desta que vou surpreender o meu marido que tantas saudades guarda da Capela que a empregada filipina lhe fazia em Macau...

    ReplyDelete
  7. Adorei o rolo que tu chamas Capela e que é 1 bolo... Fez-me confusão a parte do toucinho fresco e o ovo por cima... mas estou capaz de experimentar porque variar é preciso.
    Beijinhos.

    ReplyDelete
  8. Nossa lindona, amei! Beijos

    ReplyDelete
  9. Sandra gostei bastante desta receita.

    Beijinhos

    ReplyDelete
  10. Por acaso, tenho carne picada no congelador á espera de dias melhores e este rolo me parece maravilha, bjs nani

    ReplyDelete
  11. Anonymous12:57 AM

    Olá Elvira! Que alegria encontrar o seu blog e saber que é filha de Macau como eu.
    Felicidades pelo seu trabalho e espero ler mais receitas suas. Beijinhos.

    ReplyDelete
  12. Olá, Ana!
    Fico contente por ter gostado do meu blog. Não sou filha de Macau, mas estou cá há alguns anos e gosto muito de comida macaense e compro livros para tentar aprender mais qualquer coisa e partilho com quem também gosta de culinária ou estiver interessado :)
    Pergunto para as minhas colegas de trabalho, pesquiso, enfim sempre pronta para aprender mais e testar receitas novas
    Bjs
    PS: Meu nome não é Elvira, uso as minhas iniciais Smas

    ReplyDelete