Thursday, December 27, 2007

Arroz de Açafrão da Ana Luísa

O arroz é o acompanhamento mais frequente dos pratos da minha cozinha, não fosse o marido chinês... e é também o favorito dos filhos, de preferência arroz branco (que é óptimo e não dá trabalho nenhum, é só por o arroz e a água na panela eléctrica de arroz e ele cozinha sem ser preciso vigiar).
A mim cansa-me um pouco sempre arroz branco e por isso resolvi testar este simples arroz de açafrão da Ana Luísa, que mereceu o nariz torcido do filhote e a recusa da filha em comer, mas que eu gostei muito e o marido também não reclamou...

Arroz de Açafrão da Ana Luísa
Ingredientes:
200 gr arroz (uso um copo de 250 ml para 4 pessoas, é a minha medida “oficial”)
½ cebola (usei uma cebola inteira)
Manteiga q.b., (usei azeite)
Açafrão q.b. (usei 2 colheres de chá)
Água q.b. (uso o mesmo copo medida do arroz e ponho mais meio de água do que a quantidade de arroz para o arroz ficar sequinho que é como gostamos cá em casa)

Preparação:
Picar a cebola e refogá-la na manteiga (azeite no meu caso).
Acrescentar o arroz e o açafrão.
Temperar com sal e envolver bem até 'fritar' um pouco.
Juntar a água a ferver (juntei água fria) e deixar cozinhar durante 12 minutos, em lume brando (o meu ficou 20 minutos).
Rectificar os temperos e servir.

3 comments:

  1. Eu também amo arroz com açafrão, sabe que é um arroz muito consumido em Goiás?! Goiás fica na região centro oeste do Brasil. :)

    ReplyDelete
  2. esse arroz tem uma cor linda, mas aposto que cá em casa a minha filha também se recusava a provar... crianças!!! eh eh eh

    ReplyDelete
  3. Arroz de açafrão, que delícia.
    Espero que tenha pasado um Natal feliz e desejo Ano nOvo com paz, saude, amor e muitas receitas gostosas.
    Bj

    ReplyDelete