Wednesday, April 21, 2010

Esparguete Integral à Bolonhesa

Os meus filhos adoram massa (e a mãe também!!!) e o jantar de sexta-feira é sempre massa, de tal modo que quando não é eles reparam e perguntam logo se não é sexta-feira. Quando respondo que é, eles refilam logo "então porque o jantar não é massa?"
Assim, para não ter um peso tão grande na consciência fiz massa integral, esparguete por ser a preferida da filha, e à bolonhesa que é o seu prato de massa favorito.
O molho é o mesmo da Lasanha já apresentada, mas deixo aqui novamente.

Esparguete Integral à Bolonhesa

Ingredientes:
700 g de carne de vaca picada
1 cebola, picada
2 dentes de alho, picados
4 tomates grandes, sem pele e sementes, picados
1 beringela (ou uma courgette-opcional)
1 colher de chá de manjericão
1 colher de chá de oregãos
1 colher de chá de tomilho ou 2 ramos de tomilho fresco
1/2 colher de chá de pimenta preta
2 ou 3 colheres de sopa de azeite
1/2 cálice de vinho tinto
Sal e pimenta
Molho Béchamel
Queijo ralado

Preparação:
Coza a massa em água e sal.
Aqueça o azeite e aloure a cebola e o alho picados.
Acrescente a carne e misture bem para desfazer os grumos que se formam.
Quando a carne estiver quase cozinhada, junte o tomate picado e deixe cozinhar um pouco.
Junte a beringela (ou a courgette) ralada no ralo grosso ou em pedaços pequeninos (se estiver a usar).
Tempere com sal e pimenta e todas as outras ervas.
Deixe cozinhar em lume brando.
Junte o vinho e deixe cozinhar até engrossar.
Retire do lume.
Misture a massa com o molho e sirva polvilhado com queijo ralado.


5 comments:

  1. Uma delicia de esparguete x

    ReplyDelete
  2. tenho que me mudar aoi para casa as sextas feiras:-)
    que delicia
    beijocas

    ReplyDelete
  3. Adoro massa e ainda ontem foi esse o meu jantar, esparguete à bolonhesa :) Beijinhos

    ReplyDelete
  4. O prato preferido dos meus filhos,bjs

    ReplyDelete
  5. Uma massinha bem ao meu gosto.

    Bjs

    ReplyDelete