Friday, October 31, 2008

Bolo de Alfarroba

Desde que vi em vários blogs receitas de bolos de alfarroba que fiquei curiosa e queria muito experimentar, ainda por cima eu gosto de comer alfarroba. Que saudades do Verão de 1989 em que passei imenso tempo no Algarve de férias e comia alfarroba todos os dias…
Claro que encontrar farinha de alfarroba em Macau está fora de questão e tive de esperar até ir a Portugal de férias para comprar a farinha e a trazer para Macau.
Arrumei-a e até já me tinha esquecido dela, até que num destes dias me apetecia um bolo e nem sabia muito bem o que me apetecia e a vi no armário a “sorrir para mim”. Decidi ir procurar uma receita e foi este Bolo de Alfarroba que me pareceu o melhor para experimentar. Fiz meia receita e fica um bolo diferente e saboroso, com um gosto que faz lembrar o chocolate, mas que é diferente pois deste eu gosto e de chocolate nem por isso ;)
Tinha pensado dispensar a cobertura, mas decidi fazer e ainda bem porque o contraste com o bolo fica muito bem!

Bolo de Alfarroba

Ingredientes:
6 ovos (usei 3)
300 g de açúcar amarelo (usei 150 g de brown sugar)
80 g de manteiga (usei 40 g)
2 c. de chá de canela (usei 1)
200 g de doce de pêssego (usei 100 g)
50 g de farinha de trigo (usei 25 g)
250 g de farinha biológica de alfarroba
(usei 125 g)

2 c. de chá de fermento em pó (usei 1)
150 g de amêndoa triturada (usei 75 g de avelã triturada)
150 g de açúcar em pó (usei 75 g)
Sumo de 1 limão (usei 1/2, mas é muito, recomendo que vá acrescentando colher a colher)Manteiga para untar e farinha para polvilhar a forma q.b.

Preparação:
Aqueça o forno a 180º C.
Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe-a com farinha.
Bata os ovos com o açúcar.
Junte a manteiga e mexa até obter um creme.
Envolva a canela, o doce e a amêndoa (avelã).
Misture, à parte as farinhas com o fermento e peneire sobre a mistura anterior.

Misture bem.

Verta na forma e coza por 50 minutos a meio do forno (o meu ficou um bocadinho queimado e só ficou no forno 40 minutos, talvez por ser mais pequeno necessitasse menos tempo, mas não me lembrei :().Depois de frio desenforme o bolo .
Misture o açúcar em pó com o limão.

Coloque esta glace num cartucho de papel vegetal e decore com ela o bolo.

20 comments:

  1. Vou parecer um pouco "morcona" como dizem por aqui mas nunca fiz nada com alfarroba,acreditas?E esta receita está o máximo,vou po-la nas para experimentar,bjs.

    Feliz Halloween

    ReplyDelete
  2. Menina tenho que experimentar essa alfarroba, estou vendo em todos os blogs receitinhas com ela, o problema é que eu não sei nem onde encontrar por aqui, nem sei se existe por aqui.
    Seu bolo ficou lindo!
    Beijos e ótimo fim de semana!

    ReplyDelete
  3. Ainda não experimentei a alfarroba e já estive com ela na mão. Mais saudavél e igualmente deliciosa quando comparada ao chocolate :)

    ReplyDelete
  4. Olá amiga, tudo bem?

    Vim retribuir a visita ao meu "Receita do Chef" e fiquei encantado com o teu blog, ele é uma delícia e prometo que estarei sempre te visitando.

    Tenha um lindo final de semana, Beijos no coração...

    ReplyDelete
  5. Uma verdadeira delícia de bolo, desde que saí dos Açores nunca mais comi nem encontrei a alfarroba, bom fim de semana, bjs

    ReplyDelete
  6. Smas querida,
    Nunca ouvi falar em alfarroba, não tenho ideia do que seja! Pode me dar uma luz?? De qualquer forma seu bolo esta lindissimo e parece delicioso!!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  7. Estava ainda a pouco a comentar com o marido sobre as oportunidades que perdi de experimentar ingredientes novos quando estive em Portugal...e Alfarroba foi um destas curiosidades que ainda vou ter que amargar...rs Aqui definitivamente nunca vi.
    Fiquei com uma vontade de uma fatia desse bolo delicioso...
    Beijinhos

    ReplyDelete
  8. Muito bom, também faço muitas vezes bolos com alfarroba e gosto muito do sabor. Mais uma receitinha para guardar e experimentar um dia destes :)

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ReplyDelete
  9. Querida, que bolo lindo... adoreiii!!!Vc faz coisas maravilhosas, sempre.
    Beijo grande!

    ReplyDelete
  10. Eu não gosto de alfarroba ,mas assim em bolo é capaz de ficar bom :)
    Beijinho

    ReplyDelete
  11. Aqui está um bolo interessante e bonito. Nunca fiz nada com Alfarroba. Vai a para a lista das receitas a experimentar.
    Um abraço.
    Susana

    ReplyDelete
  12. Quedida, seu bolo está muito apetitoso...hhhhhhhuuuuuuummmmm
    Perfeito.
    Beijão

    ReplyDelete
  13. O passo a passo tá lindo; sempre vejo receitas com essa farinha, mas não tenho idéia do sabor, já vi na net as fotos da alfarroba, mas nunca vi no Brasil e nem aqui!
    O bolo ficou maravilhoso!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  14. Nossa seu bolo está lindo, mas desculpe a minha ignorância, eu não conheço alfarroba, nem imagino o sabor, mas esse bolo eu adorari experimentar, envia uma fatia? rs
    Beijos

    ReplyDelete
  15. Obrgada pela visita. Faço minhas as palavras da Cristina. Nunca usei alfarroba. Mas este bolo está com muito bom aspecto. Espero que voltes ao meu cantinho. Bjc

    ReplyDelete
  16. Eu nuca comí este Bolo de Alfarroba não, mas me deu muita vontade, acho que vou faze-lo aqui em casa. Parabéns pelo lindo blog.
    Abraços

    ReplyDelete
  17. OI QUE BOM QUE VOCE GOSTO EU AMEI O SEUS TAMBEM QUANDO QUIZER PEGUE RECEITAS VIU QUERIDA VO TE BOTAR NELE TAMBEM PARABENS PELOS SEUS OTIMA TARDE PRA VOCE MIL BJS

    ReplyDelete
  18. Está tão bonito esse bolo!! Eu ainda não fiz nada com alfarroba mas vou se encontro por aqui.

    www.saboresdalica.blogspot.com

    ReplyDelete
  19. Que lindo esse bolo!
    Pena não conhecer a alfarroba.
    Kisss^^

    ReplyDelete
  20. Adorei conhecer o teu blog e a tua familia, então decidi visitar estar e eis que surpresa das surpresas, eu que vivo no Algarve á 3 anos, nunca provei bolo de alfarroba, mas depois de ver o teu acho que vou experimentar fazer um, e comer.
    Beijinhos

    ReplyDelete