Tuesday, April 08, 2008

Carne de Vaca Escondida

Todos os que me conhecem sabem que tenho uma verdadeira “pancada” por livros e revistas de cozinha e tenho imensos, além de coleccionar imensas receitas de sites e blogs de culinária em word. Inicialmente guardava apenas o nome da receita e o link, mas alguns deixaram de funcionar e agora copio tudo.
Numa das minhas passagens pela Livraria Portuguesa de Macau, onde se vendem as revistas e os jornais que chegam de Portugal, folheei uma revista de cozinha, mas o preço a que chegam a Macau, que é mais do dobro do que se paga pela mesma revista em Portugal retrai-me muitas vezes e acabo por ver e não comprar. “Vingo-me” em Portugal, nas férias em que compro quase todas as revistas que se “atravessam” na minha frente, para desespero do marido que diz que já não sabe onde havemos de por tanta revista...
Mas foi ao folhear a tal revista, acho que era a Mulher Moderna na Cozinha mas não tenho a certeza, deve ter sido por altura do Natal, que vi uma receita de carne de vaca que me chamou a atenção, li-a por alto e decidi fazê-la em casa. Ficou muito boa, saborosa e a carne macia.

Carne de Vaca Escondida


Ingredientes:
1.2 kg de lombo de vaca
Sal e pimenta
1 cebola
2 dentes de alho
2 tomates
½ couve
2 cenouras
Azeite
3 dl de leite
Pão de forma, sem a côdea
1 copo de vinho branco

Preparação:
Tempere a carne com sal e pimenta
Forre o fundo de um pirex com a cebola e o alho cortados em rodelas, os tomates em pedaços, a couve cortada em pedaços pequenos e as cenouras em rodelas.
Sele todos os lados da carne no azeite quente.
Coloque a carne e o restante azeite em cima da cama de vegetais.
Coloque o leite numa tigela.
Molhe as fatias de pão inteiras no leite e coloque sobre a carne, cobrindo bem a carne de todos os lados e pressionando o pão para aderir à carne, formando uma capa.
Leve ao forno a 180ºC durante 1 hora, adicionando o vinho aos poucos, com cuidado para não molhar o pão.

Servi com arroz branco.

7 comments:

  1. Eu também não compro revistas cá. O preço normal ronda os 8 euros que, é em muitos casos, quase quatro vezes mais. Mas nem folhear eu faço,porque não é permitido! :o(
    Por isso, enquanto cá estou, tenho mesmo de inspirar com as delícias que por aqui passam! :o) Carninha com aspecto óptimo, Smas!

    Beijinhos

    ReplyDelete
  2. Últimamente a minha atenção andava virada só para os livro de cozinha. Já comprei revistas de cozinha em tempos mas agora não estava a ligar muito. Agora leio as minhas vizinhas da blogoesfera a falar em revistas e começo a olhar de novo para elas com curiosidade, o problema vai ser o acumular de mais volume culinário, mas todos os sacrifícios são feitos em nome da boa mesa ( hehe he, como se fosse um sacrifício).Bjinhos

    ReplyDelete
  3. Quanto á tua receita de carne de vaca parece ser óptima. Bjinhos

    ReplyDelete
  4. Bastante diferente, acho que vale a pena experimentar. Parece bem apetitosa.
    Bjs!

    ReplyDelete
  5. Gostei desta receita .
    É original com o pão por cima :)
    Beijinhos

    ReplyDelete
  6. eu também sou uma doida por revistas de culinária... já nem sei onde guardar tanta coisa... lol
    a tua carne ficou com um aspecto fantástico...

    ReplyDelete
  7. A ideia de cobrir a carne com as fatias de pão é espectacular e muito original...
    Também deve ficar muito bem com lombinhos de porco.
    Beijocas.

    ReplyDelete