Wednesday, July 08, 2009

Vitela Mendinha Assada

Os meus filhos adoram carne de vaca e eu não “morro de amores por ela”, mas para os agradar esta aparece muitas vezes na minha mesa e vou tentando variar a sua apresentação. Vi esta receita na revista Ementa Semanal nº150 de 14 – 20/08/2008.
Todos gostaram cá em casa.

Vitela Mendinha Assada

Ingredientes:
Sal, pimento e colorau q.b.
30 g de banha
40 g de manteiga
1 colher de sopa de polpa de tomate
0.5 dl de azeite
2 dentes de alho, picados
3 dl de vinho branco
1 kg de vitela
1 chouriço de carne (cerca de 60 g)
1 chouriço de sangue (cerca de 60 g)
1.5 kg de batatinhas
12 cebolinhas

Preparação:
Numa tigela deite 1 colher de sopa de sal, pimenta e um pouco de colorau, a banha, a manteiga, a polpa de tomate, o azeite e os alhos.
Mexa bem e adicione o vinho, a carne cortada em 2 ou 3 pedaços e os chouriços.
Deixe repousar cerca de 1 hora.
Depois escorra as carnes e coloque-as numa assadeira.
Descasque as batatinhas, lave-as e envolva-as na marinada da carne.
Faça o mesmo às cebolinhas.
Disponha-as depois em volta da carne e regue tudo com a marinada.
Leve depois ao forno a 170ºC, durante 1 hora e vá regando tudo com o próprio molho.
Ao fim de 30 minutos, retire os chouriços e deixe a carne terminar de cozer.
Sirva tudo bem quente.





5 comments:

  1. E ficou com aspecto delicioso :D
    É mesmo o tipo de receita apreciada lá em casa.
    Bjocas

    ReplyDelete
  2. Eu acho que ficou com um aspecto mesmo suculento :-)

    ReplyDelete
  3. deve estar muito tenrinha... e essa flor de bróculos na foto deixou-me com água na boca.

    ReplyDelete
  4. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  5. Confesso que também não sou fã mas de vez em quando sabe bem :)

    ReplyDelete